Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, e do deputado estadual Joãozinho Tenório, as forças de oposição de Ibirajuba, no Agreste, definiram, nesta quinta-feira (11.04), o nome do ex-prefeito Celso Onofre como pré-candidato a prefeito do município. O anúncio foi fruto de entendimento construído entre os grupos de Celso, do também ex-prefeito Sandro Arandas, do atual vice-prefeito Adálio Alves e do respaldo dos vereadores Eusébio do Alto, Mano e Samuel da Associação.
A informação foi oficializada durante entrevista dos ex-prefeitos e dos deputados ao programa Na boca do povo, na rádio Asas FM, de Lajedo. Porto e Joãozinho estarão, juntos, no palanque de oposição em Ibirajuba. No início desta semana, inclusive, os dois receberam Celso e Sandro Arandas, na Alepe, para tratar dos ajustes finais sobre a decisão de quem deveria ocupar a cabeça da chapa.
Durante a entrevista, o clima de entendimento ficou evidenciando em todas as declarações. Sandro destacou que a definição em torno do nome de Celso demonstra a união em busca de novos tempos para Ibirajuba, principalmente porque o grupo tem compromisso em trabalhar em favor dos interesses da população.
O pré-candidato também fez questão de reforçar a importância do unidade das oposições, uma vez que, segundo ele, Ibirajuba sofre hoje com o descaso da atual gestão.
Desmandos
Os dois ex-gestores elencaram uma série de desmandos vistos no município como falta de medicamentos em postos de saúde; inexistência de merenda, de água e até de papel higiênico nas escolas; atraso no pagamento de servidores e de aluguel de casas ocupadas por secretarias (algumas já somam 15 meses de inadimplência); perseguição por parte da gestão a funcionários; e ausência de obras, mesmo com os mais de R$ 100 milhões recebidos pela prefeitura nos últimos três anos e três meses.
“Ibirajuba está entregue às baratas. A gestão não tem nada para mostrar. E, além de perseguir servidores, a prefeita (Maria Izalta) não fala com ninguém. O discurso que ela fez na campanha não se vê na prática. O povo de Ibirajuba convive com o descaso”, frisou Celso.
Por sua vez, Sandro lembrou que quando deixou a prefeitura, em dezembro de 2020, era atacado pela prefeita, que apontava problemas na educação e na agricultura.
“Deixei a agricultura com equipamentos e carros e hoje tudo está abandonado. O Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) do município caiu nesta gestão, mas isso a prefeitura não mostra. Aliás, a gestão está acabando e não tem o que mostrar”, enfatizou Sandro.
Investigação
Questionado sobre o que pode ser feito contra os desmandos da prefeitura de Ibirajuba, Álvaro Porto destacou que Ministério Público e Tribunal de Contas serão acionados e que, a depender das investigações, o projeto de reeleição da prefeita pode ser inviabilizado.
“Vamos trabalhar muito para vencer a eleição. O povo de Ibirajuba está consciente de que é preciso retomar as políticas públicas, as obras de infraestrutura e o desenvolvimento. A população é corajosa e vai dar um cartão vermelho à prefeita”, disse Álvaro Porto, reiterando que não entra em eleição para perder.
O deputado Joazinho Tenório também valorizou a união das oposições e da necessidade de trabalhar para que Ibirajuba volte a ter uma gestão comprometida com seu povo e sintonizada com as demandas do município. O parlamentar informou ainda que a pré-candidatura de Celso Onofre será oficializada em evento agendado para o dia 27 deste mês, em Ibirajuba.
Foto: Sérgio Maranhão/Divulgação