As famílias afetadas pela epidemia de microcefalia em Pernambuco se reúnem nesta segunda-feira (26), das 17h30 às 22h, em um culto ecumênico no rooftop do Shopping Tacaruna. A iniciativa marca os dez anos desde os primeiros registros da má-formação neurológica associada à infecção pelo vírus da Zika, que alterou profundamente a rotina de crianças e cuidadores em todo o estado.
Organizado pela União de Mães de Anjo em Pernambuco (UMA), o encontro tem o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e do próprio shopping. Segundo a presidente da UMA, Germana Soares, a cerimônia visa reunir e fortalecer os laços entre as famílias impactadas pela epidemia. “Rememorar a epidemia é necessário para que se jogue luz sobre a história das crianças e a luta das mães e também se reafirme direitos, cidadania e dignidade de todos os atingidos”, declarou.
A Assembleia Legislativa será representada pelo presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades, deputado Gilmar Júnior. De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a Casa reforça seu compromisso com as pautas relacionadas às crianças afetadas pela epidemia. “A Assembleia se une a outros parceiros para proporcionar momentos de celebração a essas famílias que há dez anos resistem, mobilizadas, para assegurar cuidados, dignidade e direitos às crianças afetadas pelo Zika Vírus”, afirmou.
Solenidade na Alepe encerra programação
Além do culto ecumênico, a Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe realizará na sexta-feira (30), às 10h, a solenidade “Dez anos da União de Anjos em Pernambuco, Uma Década de Resistência”, no auditório Sérgio Guerra. O evento prestará homenagens a personalidades e entidades que contribuíram com a atuação da UMA ao longo da última década.
Shopping Tacaruna destaca apoio ao evento
A superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda, afirmou que a solicitação feita por Germana Soares foi recebida com entusiasmo. A presidente da UMA já havia sido homenageada anteriormente com o Prêmio Tacaruna Mulher, concedido a mulheres com atuação social relevante. “É uma honra para nós recebê-los. Desejamos que seja uma noite festiva e alegre, em que essas famílias, que tantas vezes abrem mão do lazer para se dedicar integralmente aos cuidados com seus filhos, possam vivenciar momentos de leveza, convívio social e bem-estar”, afirmou.
Veja também:
Alepe entrega 1 tonelada de alimentos às mães de crianças com microcefalia e anuncia doações para RS