Tracunhaém ganha destaque ao incluir Trezenário de Santo Antônio no Calendário Oficial de Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, recentemente, uma proposta legislativa que promete trazer ainda mais visibilidade à rica cultura do município de Tracunhaém. O Projeto de Lei Ordinária nº 1925/2024, de autoria do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, para incluir o Trezenário da Festa de Santo Antônio no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco.

O Trezenário de Santo Antônio é uma das mais importantes e tradicionais celebrações de Tracunhaém, combinando profunda devoção religiosa com expressões culturais dinâmicas. A inclusão desta festividade no calendário estadual não apenas reconhece a importância cultural e espiritual do evento, mas também sublinha a diversidade e a riqueza das manifestações culturais da cidade, que vão desde a famosa cultura do barro até outras formas de artesanato e performances artísticas.

“Estamos falando de uma manifestação cultural e religiosa que merece todo nosso reconhecimento e apoio. Incluir essa festividade no calendário oficial é um passo importante para garantir que nossa cultura seja valorizada e perpetuada”, afirma o deputado Henrique Filho. “Estou muito feliz em poder contribuir para que Tracunhaém receba a visibilidade que merece”, acrescenta.

Impulso à economia

Além do valor cultural, o Trezenário de Santo Antônio também desempenha um papel significativo na economia local. A festividade atrai inúmeros visitantes à cidade, gerando um incremento nas atividades comerciais e promovendo a geração de emprego e renda. O projeto de lei destaca o impacto positivo dessa celebração no município, incentivando artistas locais e grupos culturais a se apresentarem, fortalecendo, assim, a identidade cultural de Tracunhaém.

“Com a inclusão do Trezenário no calendário estadual, esperamos um aumento ainda maior no número de visitantes, o que será excelente para nossa economia local. Agradeço ao deputado Henrique Queiroz Filho por sua sensibilidade e apoio às nossas tradições”, comemora o prefeito de Tracunhaém, Irmão Aluízio.

“Em uma era onde a valorização das tradições locais é essencial para manter viva a identidade cultural, iniciativas como esta se mostram fundamentais. O deputado Henrique, ao propor e conseguir a aprovação desta emenda, reafirma o seu papel como um verdadeiro defensor e promotor da cultura pernambucana, trazendo orgulho e benefícios concretos para a população da nossa querida Tracunhaém”, completa o prefeito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp