Márcio Didier
Na última quarta-feira (17), durante a apresentação das atrações do Carnaval do Recife, o prefeito João Campos afirmou que acompanharia toda a agenda do presidente Lula no Recife. E foi literal no cumprimento da promessa. Além do evento da refinaria, jantou juntamente com a sua família com o presidente, chegou ao evento do Comando Militar do Nordeste no carro de Lula, enquanto Raquel Lyra já estava no palanque, e o levou até o aeroporto.
Mas do que uma demonstração de proximidade com o petista, diante das diversas sinalizações da governadora Raquel Lyra para uma aproximação com o chefe do Executivo federal, a movimentação de João Campos aponta para a garantia do PT em seu palanque da reeleição.
Se no PSB, a conversa de um socialista na vice é quase prego batido, ponta virada, nas hostes petistas, no entanto, todos querem e trabalham para ocupar a vice do socialista. Inclusive, dois nomes cotados para a vice – o assessor especial da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares, Mozart Sales e o deputado federal Carlos Veras – participaram do evento no Exército.
Ainda há muito tempo até uma definição da composição da chapa. E na política, tempo é espaço para mudanças. Mas essa visita de Lula, no campo político, serviu para dar um rumo para as eleições de outubro e, também, demonstrou que a relação entre o presidente e a governadora Raquel Lyra está naquela base: amigos, amigos, eleições à parte.