Carnaval de Pernambuco atraiu mais de 2,3 milhões de turistas

Um carnaval que atraiu mais de 2,3 milhões de turistas, movimentando mais de R$ 3 bilhões e sendo aprovado por 94% dos visitantes, que disseram pretendem voltar no próximo ano. Esse foi o cenário apresentando durante a entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira, em que as diversas secretarias e órgãos envolvidos na festa apresentaram as suas conclusões.

Com o objetivo de valorizar e fortalecer ainda mais a cultura e o Carnaval pernambucano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), apoiou as festividades realizadas em cerca de 100 municípios.

Além desses polos carnavalescos, houve a realização de encontros e cortejos de cultura popular em todas as regiões do Estado. Os valores investidos pela atual gestão foram na ordem de R$ 20 milhões, o dobro dos recursos de 2023, que contemplaram mais de 1.000 contratações artísticas, sendo cerca da metade destinada para apresentações de grupos de cultura popular.

Contratações

Ao todo, o Ciclo Carnavalesco de Pernambuco 2024 realizou 1.038 contratações artísticas por meio da Fundarpe e da Empetur, sendo 90% efetuadas via inscrições. O número total representa um aumento de mais de 60% em contratações artísticas em relação ao ano anterior (em 2023 foram realizadas 648 contratações).

As contratações contemplaram as categorias de Cultura Popular de Tradição Carnavalesca (405 – 55,05%), Cultura Popular Diversa (15 – 1,45%), Dança da Tradição Carnavalesca (25 – 2,41%), Música de Difusão de Repertório Carnavalesco (156 – 15,03%), Música Popular Brasileira e Orquestras (de palco, sopros e frevo) (329 – 31,70%).

O apoio da Secult-PE e da Fundarpe foi direcionado a manifestações como maracatus, caboclinhos, cavalos marinhos e agremiações de frevo, além de outros artistas e grupos habilitados na convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024. Outra iniciativa deste ano foi o investimento em ações nas escolas com a realização de 50 apresentações culturais em instituições públicas de ensino de todas as macrorregiões do Estado, permitindo aos estudantes da rede estadual conhecerem mais da cultural popular e vivenciarem experiências únicas com os brincantes.

“Conquistamos nosso objetivo de fazer uma festa que celebrou e promoveu nossas raízes, em que democratizamos cada vez mais o acesso à cultura, tanto na fruição quanto na produção. O Carnaval de 2024 foi marcado pela implementação de políticas afirmativas de cotas relativas à identidade de gênero, PcDs e povos tradicionais e originários, além da ampliação do apoio a eventos no interior do Estado. Com isso aumentamos a diversidade, que já é uma marca do Carnaval de Pernambuco, para além da gama das próprias expressões artísticas, mas também por meio de uma pluralidade de fazedores de cultura, cada qual com suas peculiaridades, o que tornou nossa festa ainda mais rica e particular”, celebrou Cacau de Paula, secretária estadual de Cultura.

Ainda segundo a executiva, este ano o Ciclo Carnavalesco foi marcado pelo incentivo aos artistas locais e pela promoção de uma melhor experiência para o folião local e de fora do Estado.

Gigantes

O Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco, que desfila a partir das 0h, em Olinda, do sábado para o domingo de Carnaval, voltou a contar este ano com apoio do Governo de Pernambuco. A gestão valorizou e fortaleceu um dos principais ícones do Carnaval pernambucano. Por meio de uma ação da Fundarpe, o famoso Calunga ainda desfilou no Carnaval de Fernando de Noronha no último dia 13.

Outro gigante apoiado pelo governo estadual foi o Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo, que arrasta multidões para o Centro do Recife, no Sábado de Zé Pereira. Um dos 30 trios elétricos que participaram 45º desfile da agremiação foi o da Secretaria Estadual da Mulher, que teve como atrações a Orquestra 100% Mulher e as cantoras Cristina Amaral e Gabi do Carmo, todas contratadas via Fundarpe.

Turismo

O Carnaval de Pernambuco 2024 foi um sucesso  também na área do turismo, com um grande número de visitantes e alta ocupação hoteleira. Houve um aumento de 22% no número de turistas em relação a 2020 e 4% a mais que em 2023. No total, 2.352.791 pessoas circularam pelo estado durante o período festivo, impulsionando a economia local e gerando um impacto positivo em diversos setores.

O carnaval 2024 também foi um sucesso em termos de impacto econômico, movimentando R$ 3,05 bilhões no estado. Esse valor representa um aumento de 30% em relação a 2020 e 9% maior do que em 2023. A alta procura por hospedagem resultou em uma ocupação hoteleira média de 95,04%. Um índice de 94% dos turistas entrevistados afirmou que pretende voltar ao Carnaval pernambucano em outras ocasiões, com um percentual médio de avaliação ótimo/bom de 95,23% para os principais polos da folia.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, ressaltou os bons resultados da folia deste ano.

“Mais uma vez o Carnaval de Pernambuco mostrou que é o melhor, o que tem mais tradição e mais cultura em todo o Brasil. Tivemos 94% de turistas respondendo à pesquisa feita pela Setur-PE afirmando que querem voltar a Pernambuco. Mais de 95% de ocupação hoteleira em todo o Estado. Artistas locais valorizados junto com a nossa cultura. Pernambuco é isso. Cultura, tradição e o melhor Carnaval do Brasil”, comemorou Daniel Coelho.

 Outro destaque da pesquisa foi a preferência dos visitantes por artistas regionais, com 74,50% dos entrevistados indicando essa preferência. Esse resultado demonstra a força da cultura pernambucana e a importância da valorização dos artistas locais.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp