Márcio Didier
No atletismo há duas provas emblemáticas: os 100 metros rasos e a maratona de 42 quilômetros 195 metros. A governadora Raquel Lyra apresentou as ações do Juntos pela Segurança que já vem ou irá colocando em prática para tentar não só resolver o problema da violência no Estado, bem como tentar afastar a sensação de medo que toma conta da população pernambucana.
O caminho mais curto para apresentar resultados é criando um ambiente positivo para os policiais, que enfrentam os bandidos na ponta. Um exemplo disso ocorreu em 2007. No início do Governo Eduardo Campos, com um Carnaval na porta e altos índices de criminalidade, ele ternurou os policiais, indo cumprimentá-los na saída do Galo da Madrugada, e, também, aumentou em R$ 40 as diárias dos profissionais que fossem trabalhar no Carnaval. Conquistou, desta forma, a tropa.
A extinção das faixas salariais é uma medida que pode ajudar nesse meio de campo com os PMs e Bombeiros. Mas desde que seja aplicada em prazo curto, e não ficar jogando para frente. Se isso ocorrer, o tiro sai pela culatra.
A governadora colocou como meta a redução de 30% dos homicídios. Percentual ousado, principalmente em um momento de violência descontrolada e com os índices de homicídio neste primeiro ano de Governo já mais altos do que o ano anterior.
A verdade é que a população quer e cobra resultados rápidos, como numa corrida de 100 metros rasos. Enquanto as medidas anunciadas pela governadora estão numa maratona que tem como linha de chegada entre 2025 e 2026. Como ela vai fazer para compatibilizar essas duas provas será o grande desafio que se apresentará nos próximos meses. Vencendo a prova dos 100 metros, fica muito mais fácil ganhar a maratona. Resta saber se a gestão da governadora Raquel Lyra terá preparo físico para as duas provas.