Com informações do Dantasbarreto.com
A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estrutura responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a obra dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e modernizou as condições operacionais da unidade.
Segundo Raquel Lyra, a intervenção integra o processo de recuperação da rede estadual de saúde iniciado em 2023. “A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano”, afirmou.
Entre as melhorias realizadas estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, modernização das áreas administrativas e adequação dos ambientes operacionais. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura permite receber integralmente os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. “Antes, se o Ministério quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde”, afirmou.
Raquel e o cenário político
Durante agenda pública nesta quinta-feira, a governadora também comentou o cenário eleitoral de 2026. Conforme informou o portal Dantas Barreto, Raquel afirmou que não conseguiu encontrar pessoalmente o pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, governador de Goiás, Ronaldo Caiado, mas conversou com ele por telefone.
“Não consegui, mas a gente conversou por telefone e com o presidente Gilberto Kassab. Ele sabe da minha posição e deixou de maneira muito clara isso na imprensa. Ronaldo Caiado é um cara que eu tenho respeito, tenho admiração”, declarou.



Sem antecipar qual posição adotará na disputa presidencial, Raquel ressaltou que mantém liberdade para construir sua estratégia política em Pernambuco. Questionada sobre quando essa definição será tomada, respondeu apenas: “Todos os dias”.
A expectativa nos bastidores políticos é sobre um eventual apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou a repetição da neutralidade adotada pela então candidata ao Governo de Pernambuco em 2022.
Entregas no período eleitoral
A governadora também afirmou que o ritmo de trabalho da gestão será mantido após o início das restrições impostas pela legislação eleitoral para participação em inaugurações.
“Eu vou continuar trabalhando com o pé no acelerador. O fato de eu não estar presente na inauguração não diz nada. O mais importante é entregar o serviço à população. Então, o nosso time vai estar entregando, o que a gente não pode é perder o prumo”, declarou.
Segurança pública
Raquel Lyra ainda comentou o episódio registrado durante os festejos juninos de Serra Talhada, quando um homem efetuou disparos e atingiu policiais militares e civis presentes no evento.
“Eu lamento profundamente pelo ocorrido. Nós temos feito o São João mais seguro da nossa história. Infelizmente teve uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando nos nossos policiais. A investigação está aberta. Os nossos policiais estão sendo cuidados, passando por cirurgia, mas nenhum deles corre risco de vida”, afirmou.
Mais cedo, a governadora participou da formatura de 36 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e destacou a contratação de 660 novos bombeiros para reforçar a corporação em Pernambuco.
Estrutura modernizada
Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. De acordo com a superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, a reforma eliminou problemas estruturais que comprometiam o armazenamento de insumos.
“A reestruturação foi um divisor de águas. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem”, destacou.
Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações para as Gerências Regionais de Saúde, que abastecem todos os municípios pernambucanos.


