Governo entrega vans adaptadas e reforça inclusão no interior

Raquel Lyra entrega nove novas vans adaptadas e cumpre meta do Pernambuco Acessível, lançado com mais de R$ 400 milhões para inclusão

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, nove novas vans adaptadas que reforçam o PE Conduz, programa de transporte gratuito voltado para pessoas com deficiência usuárias de cadeiras de rodas. Com a ampliação, o serviço passa a atender também os municípios de Limoeiro, no Agreste Setentrional, e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, que se tornam novas cidades-polo da ação.

Realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), a iniciativa integra o Programa Pernambuco Acessível, lançado em fevereiro de 2025 com investimentos superiores a R$ 400 milhões para promover mobilidade e acessibilidade. Com a nova remessa, a frota do PE Conduz sobe de 35 para 44 veículos, crescimento de 25,7%, cumprindo a meta de expansão prevista pelo programa.

Vans permitirão zerar filas

Segundo a governadora Raquel Lyra, o reforço da frota permite zerar as filas de espera em cidades como Recife, Petrolina e Caruaru. “Além disso, abrimos novos polos em Afogados da Ingazeira e Limoeiro para descentralizar o atendimento e permitir que as pessoas tenham este serviço mais perto de casa”, afirmou. A vice-governadora Priscila Krause participou da entrega.

As cidades-polo beneficiam não só seus moradores, mas também pessoas de municípios num raio de até 50 quilômetros. Com a ampliação, o PE Conduz passa a funcionar em nove locais: Região Metropolitana do Recife (RMR), Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Timbaúba, além dos dois novos polos.

A secretária Joanna Figueirêdo (SJDH) destacou que a ampliação beneficia também os municípios circunvizinhos e garante atendimento a mais pessoas. “Estamos cumprindo a meta de aumentar o número de vans e de cidades-polo, zerando filas de espera na RMR, em Petrolina e Caruaru”, disse.

Atendimento e cadastro

O público atendido pelo PE Conduz é formado por pessoas com deficiência física, cadeirantes e de baixa renda. O cadastro deve ser feito no site da SJDH, com preenchimento de formulário. Após a inscrição, assistentes sociais realizam visitas para verificação de documentos como laudo médico e comprovante de renda.

O prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, ressaltou a importância do serviço. “No nosso município existe uma associação de pessoas com deficiência que apontava a necessidade de mais veículos. Essa entrega é a demonstração de um governo estadual que tem sensibilidade e faz a gente comemorar vitórias”, declarou.

A beneficiária Lucicleide Quintino, de 61 anos, moradora do bairro do Vasco da Gama, no Recife, destacou as dificuldades enfrentadas antes do PE Conduz. “Era muito precário tentar pegar o ônibus em dias de chuva, porque eu não podia sair de casa com as ruas alagadas. Essa ampliação vai ser muito gratificante”, comentou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
anúncio
anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp