A Prefeitura do Recife celebrou, nesta terça-feira (22), mais um marco na formação de jovens talentos da tecnologia com a formatura da terceira turma do Programa Embarque Digital, referente ao semestre de 2022.2. A solenidade foi realizada no auditório do Recife Expo Center, no bairro de São José, e contou com a participação de 177 formandos e convidados institucionais, entre representantes da gestão municipal, do Porto Digital e de instituições de ensino.
“O dia de hoje é muito importante para todos os alunos que estão se formando. Essa decisão que o Recife fez de formar gente, principalmente da periferia da cidade, de quem estudou em escola pública, de dar oportunidade para todos e todas, de ter uma média de participação feminina muito maior do que em outros cursos, uma maioria de pretos e pardos. Isso é um direito de construção de uma cidade que seja mais justa, mais igual, mais fraterna, que tenha mais oportunidade para a população. Então, eu fico verdadeiramente feliz e emocionado de saber que vocês fizeram parte de um programa que dá oportunidade a quem merece. Muito obrigado e parabéns aos mais novos formandos do Recife”, afirmou o prefeito João Campos.
O evento integra o ciclo de encerramento das primeiras turmas embarcadas, consolidando o Embarque Digital como uma das mais importantes iniciativas da cidade voltadas à formação de capital humano especializado em Tecnologia da Informação (TI), fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital.
A turma 2022.2 conta com 27,1% de concluintes do sexo feminino, o que evidencia avanços, mas também ressalta a importância da continuidade de políticas afirmativas voltadas à equidade de gênero no setor tecnológico. Outro dado de destaque foi o índice de empregabilidade: ao final do ciclo, 48,6% dos estudantes já estavam inseridos no mercado de trabalho, comprovando o potencial do programa para promover oportunidades concretas e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
Marcela Christine, 23 anos, se formou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ela contou da alegria em ser a primeira mulher da família a se formar. “Estou muito feliz de estar aqui hoje. O Embarque Digital foi um divisor de águas para mim e mudou a minha vida. Me formar em tecnologia sempre foi um sonho e realizar isso hoje é incrível — principalmente por ser a primeira mulher da minha família a se formar”, disse ela.
“Quando a gente começou a pensar em formar gente para tecnologia no Recife, entendemos que não dava para deixar a periferia de fora. Foi aí que nasceu o Embarque Digital, um programa que conecta juventude periférica com educação e oportunidade. Começamos com 200 alunos em 2021, hoje são 600 por ano. 69% são pretos ou pardos, 36% são mulheres, mais da metade não tinha nem internet em casa. Mas estão lá, aprendendo, crescendo, mudando o futuro. A felicidade é gigantesca por ver mais uma turma se formar”, contou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
Embarque Digital e a importância para o Recife
“O programa Embarque Digital é extremamente importante para nossa cidade. O Recife é um polo de tecnologia, referência de inovação na América Latina, não só no Brasil. E o Embarque Digital é isso: é o que a Prefeitura estende, reconhecendo esse potencial da cidade, e mais do que isso, reconhecendo esse potencial em vocês, jovens. Que hoje vocês aproveitem, porque é dia de celebrar muito essa jornada que, com certeza, não começa aqui — mas também não se encerra aqui”, destacou Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife.
Com essa terceira formatura, o Embarque Digital segue se consolidando como uma referência nacional em formação tecnológica com impacto social, reafirmando o Recife como uma cidade que olha para o futuro com inovação, inclusão e educação de qualidade.
Foto: Vanessa Alcântara / Prefeitura do Recife
Veja também:
No Porto Digital, João Campos reforça compromisso com o Embarque Digital