Márcio Didier
Em negociações iniciadas há algumas semanas, o grupo Coelho finalmente vai voltar às hostes socialistas, com o ingresso do deputado estadual Antonio Coelho como novo secretário do Turismo do Recife. Na agenda do prefeito, a posse está pré-marcada para esta quinta-feira (21). No entanto, essa é a data do aniversário de Petrolina, reduto político da família. Por isso, é possível haver alteração.
A expectativa, e isso chegou a ser muito especulado, era de que Miguel Coelho fosse o anunciado, afinal está sem mandato e uma secretaria com capilaridade como a de Turismo poderia dar uma exposição necessária para manter o seu nome circulando pelas ações da pasta.
No entanto, foi feita uma avaliação de que Miguel deixou dois mandatos extremamente bem avaliado em Petrolina para disputar o Governo do Estado. Apesar de ter chegado na quinta posição, a diferença em votos para o terceiro e quarto foi pequena. Então, foi considerado que seria um passo atrás na sua trajetória política.
Na outra ponta, a ida de Antonio Coelho recoloca na Assembleia Legislativa Edson Vieira, que é ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e tem forte presença no Agreste do Estado. Então seria um reforço importante para uma eventual candidatura de Miguel ao Senado, em 2026, numa região em que os Coelhos patinam.
A João Campos, o ingresso da família Coelho traz junto a força do grupo no Sertão, para a virtual disputa pelo Governo. Além disso, apesar de o clã não ter o controle do União Brasil, não deixa de ser mais um espaço para o partido, colocando a porta aberta para que a direção da sigla, mais na frente, embarque no projeto de João Campos para o Governo do Estado, em 2026.