Um experiente político pernambucano já dizia que, com o fim do segundo turno de uma eleição, a outra já começa. A segunda-feira (16) da política pernambucana mostrou isso, que 2026 já começou, com os ingredientes que vão permear os próximos meses nos eventos e e casas legislativas.
Na diplomação dos eleitos no Recife, Jaboatão, Olinda e Paulista, o debate extremado que vem dominando a política brasileira desde 2018, entre lulistas e bolsonaristas, foi reeditado em duas ocasiões: quando as vereadoras petistas Kari Santos, que abriu uma bandeira do PT, e Liana Cirne, que fez o L de Lula; e quando a vereadora eleita do PSOL Jô Cavalcanti também abriu uma bandeira do MTST. As ações foram alvos de fortes vaias, da claque de vereadores de direita que acompanhavam o ato.
Foi a avant-première do que serão as sessões da Câmara do Recife a partir de fevereiro e até 2026, quando dois representantes do bolsonarismo raiz, o filho do ex-ministro Gilson Machado, Gilson Machado Filho e Thiago Medina, ambos do PL, começarão a exercer os seus mandatos.
2026 na confraternização do ano
Mais tarde, num dos eventos mais prestigiados na política pernambucana este ano, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, recebeu toda a classe política do Estado para uma confraternização de fim de ano. Numa festa descontraída, com muitas conversas ao pé do ouvido, duas visitas mostraram que 2026 também já começou na disputa pelo Governo do Estado.
Passava das 20h quando o prefeito reeleito do Recife, João Campos, chegou ao evento, acompanhado do ministro Silvio Filho, do deputado Pedro Campos e arrastando uma série de pessoas, interessadas em uma selfie com o gesto, cotado para disputar o Governo daqui a dois anos. João conversou com o anfitrião, com os políticos e com os jornalistas. Circulou pela festa. Nesse meio tempo, os secretários e aliados da governadora Raquel Lyra começaram a chegar, como o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o presidente da Adepe, André Teixeira…
Foi só João Campos deixar a casa de festas, que a governadora Raquel Lyra chegou com a sua comitiva. Ela também circulou pelo salão, foi muito requisitada para fotos e sentou-se à mesa com Álvaro Porto, ao lado da vice Priscila Krause. Demorou mais do que João na festa. Saiu levando a sua comitiva, após posar mais algumas vezes para foto.
Tudo controlado, evitando um encontro entre ambos. Mas dá o tom de que aquela conversa de “2026 só em 2026” fica apenas no discurso. Na prática, que seja no embate entre lulistas e bolsonarista na Câmara do Recife, ou nos encontros evitáveis da vida, a pauta das próximas eleições já está na rua.
O que rolou na confra:
Prestígio de Álvaro
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, transformou a confraternização com a imprensa em uma evento gigante, muito prestigiada, com a presença de políticos de todas as matizes políticas. A descontração foi a marca da festa. Deputados deixaram o paletó de lado e caíram na dança, no show de Luan Estilizado.
Dobradinha de pai e filho
O presidente Álvaro Porto e o seu filho, Gabriel Porto, receberam juntos todos os convidados. Álvaro vai para a reeleição. Já Gabriel vem pavimentando a sua candidatura a deputado federal. Nas eleições de 2024, apoio prefeitos e construiu uma base para a largada de seu projeto.
Família good vibes
Uma coisa é indiscutível: a família Porto sabe receber. Um ambiente que envolve políticos, tem tudo para ser pesado, mas o clima da confraternização foi muito leve. À certa altura, Álvaro Porto, a sua esposa e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e seus dois filho, Alvinho e Gabriel, subiram ao palco com Luan Estilizado e cantaram várias músicas. Clima de good vibes total.
Articulação na festa
Os responsáveis pela área política da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos permaneceram mais tempo no evento do que os chefes. Antes de João Campos chegar, o seu secretário de Governo, Aldemar Santos, conhecido como Dema, circulava entre os convidados, atendendo a todos. Saiu junto com João Campos. Secretário da Casa Civil do Estado, túlio Vilaça chegou antes da goevrnadora Raquel Lyra, quando João ainda estava na festa. Depois acompanhou a gestora e, quando ela saiu, retornou ao evento e participou de várias rodas de conversa.
A animação de Duque
O deputado estadual Luciano Duque era um dos mais animados na confraternização. Dançou, conversou bastante e ficou quase até o final da festa. Outros deputados também se jogaram ao som de Luan Estilizado, como Edson Vieira, Joãozinho Tenório e Junior Matuto.
Veja também:
Diplomados pelo TRE os eleitos no Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão