Dani Portela se fortalece para ser candidata da federação PSOL/Rede no Recife. Pior para Túlio Gadelha

O PSOL começa a definir que rumo tomar nas eleições do próximo ano. Com dois nomes colocado para a disputa pela Prefeitura do Recife, a da deputada estadual Dani Portela e do vereador Ivan Moraes, a legenda realizou a escolha da tese que será levada no VIII Congresso Estadual da sigla, em 17 de setembro. A sigla faz parte de uma federação, com a Rede, que tem o deputado federal Túlio Gadelha de olho na disputa do Recife.

Melhor para Dani, cuja tese “Revolução Solidária”, teve 1.976 votos, o que corresponde a 45,12% dos eleitores saiu vencedora. Com isso, o grupo terá prioridade para a escolha dos nomes que formarão a Direção Estadual pelos próximos três anos. 

Na segunda posição ficou a tese “Primavera Socialista por um PSOL Popular”, com 1.334 votos (30,46%), do ex-candidato ao Governo pelo partido João Arnaldo. Ele era a aposta de Túlio para conseguir o comando do PSOL e, consequentemente, se fortalecer como o nome da federação para a disputa. Ele necessariamente precisa do apoio do PSOL para disputar o cargo.

Ivan Moraes, que já anunciou que não será candidato ao terceiro mandato de vereador, corre por fora, mas com menos chances de consolidar o seu nome para a disputa. A sua tese Semente PSOL-PE, ficou na última posição, com 386 (8,81%).

Finalizada esta primeira etapa que passou por cerca de 80 municípios da RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucanos, agora, será o momento do Congresso Estadual (17 de setembro). Depois, haverá o Nacional, que acontecerá de 29 de setembro a 1° de Outubro, em Brasília (DF).

O Congresso Nacional trará discussões estratégicas do PSOL, além de aprovação de resoluções e da escolha da nova Presidência Nacional. Serão avaliadas e debatidas a conjuntura Nacional e Internacional, além da tática partidária para o próximo período; os desafios para as eleições 2024 e 2026; análise do balanço da gestão e organização partidária, e a eleição da nova direção nacional, dos integrantes do Conselho Fiscal, da Comissão de Ética, e da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp