Raquel abre Festival Pernambuco Meu País Verão no Recife

Raquel Lyra abre o Festival Pernambuco Meu País Verão no Recife, com programação gratuita, shows nacionais e impacto na economia

A governadora Raquel Lyra abriu, nesta sexta-feira (12), a programação do Festival Pernambuco Meu País Verão no Recife, no Terminal Marítimo de Passageiros. A etapa na capital integra a edição de verão do evento, que reúne atrações da música local e nacional, com acesso gratuito ao público até este domingo (14).

A programação no Recife sucede a passagem do festival por Camaragibe, no último fim de semana, e antecede as próximas etapas previstas para Jaboatão dos Guararapes — com programação especial de réveillon —, além de São José da Coroa Grande e Ilha de Itamaracá, em janeiro. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

“Celebramos no Porto do Recife o Festival Pernambuco Meu País Verão, atendendo a um pedido para trazer o evento à Região Metropolitana. É tempo de festa, de festejar a nossa cultura, que atrai pessoas de várias cidades e até de outros estados, movimentando a economia, gerando emprego e renda e, acima de tudo, levando alegria ao coração do nosso povo”, afirmou a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.

Circulação do festival

Na primeira noite no Recife, subiram ao palco a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa, Eric Land, Natanzinho Lima, Henry Freitas e Calcinha Preta, com o DJ 440 nos intervalos. O frevo, gênero musical e dança tradicionais de Pernambuco, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, reforçando a centralidade da cultura local na curadoria do evento.

Neste sábado (13), a programação reúne Escola de Samba Preto Velho, Taiguara, Dilsinho, Claudia Leitte e Bell Marques, com DJ Nadeja nos intervalos. No domingo (14), apresentam-se Coco de Umbigada, Cordel do Fogo Encantado, Maneva, Hungria e Capital Inicial, com DJ Big entre os shows.

Impacto econômico

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, destacou o impacto do festival na economia local. “O evento já começa grande, já começa com sucesso, movimentando a economia em uma época tão importante, que a gente sabe que é o final do ano, quando as pessoas precisam trabalhar e vender sua mercadoria. Temos feira de artesanato, de economia criativa, além de diversos outros profissionais trabalhando aqui”, disse a secretária.

Economia criativa é o conjunto de atividades econômicas baseadas na criação, produção e distribuição de bens e serviços culturais, como música, artesanato e eventos, com geração de renda e trabalho a partir do conhecimento e da cultura.

Na edição de inverno do Festival Pernambuco Meu País, realizada entre julho e setembro, o Governo de Pernambuco informou que foram movimentados mais de R$ 200 milhões nos municípios de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.

Veja também:

Versão de verão do Pernambuco Meu País começa com shows em Camaragibe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp