O vereador e presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, Fabiano Ferraz (MDB), protocolou o Projeto de Lei nº 168/2025, que cria o Programa de Incentivo ao Transporte Seguro no Recife. A proposta visa estimular o deslocamento por meios não motorizados e já está em tramitação na Casa de José Mariano.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é ampliar a segurança de pedestres e ciclistas e, com isso, contribuir para uma cidade mais sustentável, saudável e segura. Entre as medidas previstas estão a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, criação de áreas de trânsito calmo em zonas de grande circulação de pedestres, e a instalação de bicicletários em terminais de transporte público, praças, parques e centros comerciais.
Projeto de Fabiano Ferraz prevê outras ações
O projeto também propõe a promoção de campanhas educativas voltadas à mobilidade ativa e a formalização de parcerias com organizações da sociedade civil para viabilizar a implementação da infraestrutura necessária.
“É preciso criar alternativas para o trânsito e o grande fluxo de carros que hoje se deslocam pelo Recife, por isso apresento este projeto para que o recifense se sinta mais seguro e estimulado a utilizar bicicletas ou caminhar pela cidade”, afirmou o vereador.
Foto: Carlos Lima
Veja também:
Fabiano Ferraz celebra início do processo de armamento da Guarda do Recife