A senadora Teresa Leitão cravou: o PT não ficará neutro na eleição estadual em Pernambuco. Ao participar da plenária do Construindo um Novo Brasil (CNB), neste domingo (27), com o pré-candidato à presidência nacional da sigla Edinho Silva, afirmou que o partido não tem tradição de ficar isento em disputa estadual. E acrescenta que, se fosse hoje, esse lado seria o do prefeito João Campos.
Ao ser questionada sobre se já havia conversado com Edinho sobre a questão de Pernambuco, ela disse que já e que ambos têm a mesma opinião. “A posição dele é a mesma posição minha e de Lula: O PT não ficará neutro. Você já viu o PT neutro em alguma eleição estadual?”, pontuou a senadora.
Ela acrescentou que a sigla vai apoiar quem está com Lula e “quem está com o presidente hoje é o prefeito João Campos’. Indagada sobre se os dois estiverem com o presidente em 2026, ela afirmou que vai depender das circunstâncias nacionais. “Uma coisa é estar de corpo, alma, mente e coração. A outra coisa é sinalizar. Hoje, quem disse que está com Lula hoje, amanhã e no dia da eleição é o prefeito João Campos. Então, a definição formal realmente só se dará em 26. Mas será uma definição pautada na discussão nacional”, colocou a senadora.
Aliança sólida entre PT e PSB
Teresa lembrou que o PT tem uma aliança nacional com o PSB, que, afirma, “é muito sólida por conta também da posição de Geraldo Alkmin, que é o vice”. “Dificilmente Lula muda Geraldo Alckmin. Não é do perfil dele mudar a vice. Se vai mudar, se tiver uma outra outra tarefa para Alckmin, eu não sei, porque para isso ainda é muito cedo, mas o que o rumo da prosa, o que o contexto nacional indica, é a permanência dessa aliança nacional. E é isso que vai referenciar os palanques estaduais”, explicou a senadora.
Sobre a disputa interna do PT, a senadora Teresa Leitão reforçou a defesa pela eleição de Edinho e acrescenta que ele pode unir o partido. “(Edinho) é favorito pelo histórico que ele tem, pela costura feita. Prova disso é a unidade da CNB aqui em Pernambuco. Você sabe que a gente tem dois agrupamentos da CNB aqui. Todos os dois estão com Edinho e além disso outras forças também podem apoiar nossa candidatura”, destacou Teresa.
Veja também:
Pré-candidato no PT, Edinho Silva diz que foco em Pernambuco é o presidente Lula e Humberto