Nem Raquel Lyra, nem João Campos. Todos os esforços do Partido dos Trabalhadores até as eleições do próximo ano é ampliar cada vez mais o palanque da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E, no caso, específico de Pernambuco, é construir um ambiente para a reeleição do senador Humberto Costa. Essa foi a mensagem passada pelo pré-candidato à presidência do PT, o ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro Edinho Silva, que tem o apoio das principais lideranças da legenda, incluindo o presidente Lula.
Ele esteve em Pernambuco neste domingo (27) para participar de reuniões e de uma plenária da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), no Sindicato dos Bancários e ressaltou que tem percorrido os estados como pré-candidato dialogando com todas as forças internas. Acompanharam o pré-candidato o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão, o primeiro secretário da Câmara Federal, deputado federal Carlos Veras, além deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
“A tarefa mais importante é reeleger o presidente Lula em 26 para manter o nosso projeto nacional, um projeto que promove crescimento econômico com justiça social e oportunidade para o povo brasileiro”, afirmou.
O ex-ministro defendeu a unidade do PT, destacando que o processo eleitoral interno não deve gerar divisões, apesar de a disputa nacional contar com cinco candidatos. “O PT preza pela democracia interna e nunca unifica de forma autoritária. A gente constrói unidade debatendo e achando as nossas convergências”, disse.

Fortalecimento das alianças em Pernambuco
Sobre o cenário estadual, Edinho Silva disse confiar na capacidade da direção do PT de Pernambuco para definir a melhor tática eleitoral. “O PT de Pernambuco tem maturidade, acúmulo político e lideranças que sempre conduziram bem os rumos do partido”, afirmou. Ele destacou a força do PT em Pernambuco, acrescentando que o estado é o único onde o partido possui dois senadores e um deputado federal ocupando a primeira secretaria da Câmara.
Ao falar das prioridades para 2026, Edinho foi direto: “A prioridade para nós aqui em Pernambuco, no ano que vem, é reeleger o senador Humberto (Costa). O senador Humberto é uma das maiores lideranças nossas do Brasil e é central que a gente o reeleja”, destacou o pré-candidato à presidência do PT..
Edinho também frisou que, após a renovação das direções partidárias, o PT vai debater as políticas de alianças para cada estado e para o cenário nacional, sempre com foco na construção da vitória presidencial.
Veja também:
Em campanha pelo comando do PT, Edinho Silva chega ao Recife