A segunda noite da Festa da Pitomba 2025, realizada na sexta-feira (25), reuniu um grande público no Sítio Histórico do Monte dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. O evento, tradicional em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, contou com shows de artistas locais e nacionais como Durval Lélys, Clara Sobral, Marcelo Pernambucano e Os Moreninhos, além da participação de Rossi, Monike Carvalho e Sambagagem.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, acompanhado da primeira-dama Andrea Medeiros, participou das festividades e anunciou a programação oficial do aniversário de 432 anos do município, celebrado em 4 de maio. O gestor também detalhou a festa do Dia do Trabalhador, que ocorrerá em 1º de maio.
Programação do aniversário e do Dia do Trabalhador
Durante seu pronunciamento, o prefeito Mano Medeiros afirmou: “Dia 04 de maio é o aniversário de Jaboatão comemorando 432 anos. E aqui quero anunciar: esse palco aqui não será desmontado, porque nós vamos ter show aqui dias 3 e 4. E serão dois palcos, esse aqui e um em Jaboatão Centro”, informou. As atrações confirmadas incluem Tocha, Troia, Raphaela Santos, Conde, Banda Sedutora e Dorgival Dantas.
O prefeito ainda destacou: “Quem quiser pode ir para Jaboatão Centro ou curtir aqui. Espero encontrar vocês para curtir o aniversário da nossa cidade”. Já a comemoração do Dia do Trabalhador será na Praia de Candeias, com apresentações de Nono Germano e Excesso de Bagagem.
A moradora de Prazeres, a dona de casa Carla Ferreira, comentou sobre a festa: “Sou moradora de Prazeres e sempre venho acompanhar a Festa da Pitomba. Adoro dançar e aqui é uma ótima opção para me divertir”.
Festa da Pitomba e o sonho de infância
A cantora Clara Sobral, uma das atrações da noite, celebrou sua participação: “Eu era pequena e escutava sobre a Festa da Pitomba e eu dizia, eu vou cantar na Festa da Pitomba. Aí no réveillon o prefeito Mano Medeiros disse que iria me chamar e chamou. Estou muito feliz”, declarou durante sua apresentação.
Para garantir a segurança e o conforto do público, a prefeitura mobilizou dezenas de servidores, além de efetivos da Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Civil e equipes de segurança privada. A operação também contou com trabalhadores de áreas como assistência social, saúde, coleta seletiva, vigilância sanitária, segurança cidadã, ouvidoria, infraestrutura e mobilidade urbana.
Entre as ações de segurança, uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Guarda Municipal de Jaboatão dos Guararapes promoveu o uso de drones para monitoramento em tempo real. As imagens foram transmitidas para a central de operações da festa e para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), agilizando a resposta a possíveis ocorrências.
Polo descentralizado amplia acesso à festa
Atendendo a uma iniciativa do prefeito Mano Medeiros para democratizar o acesso às festividades, a programação da Festa da Pitomba também teve início no Polo Alternativo, instalado sob o Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres. Na sexta-feira (25), o público assistiu aos shows de Junior Kannibal, Elvis Root e The House 72. As apresentações no local continuam no sábado (26) e domingo (27), a partir das 19h.
Veja também:
Festa da Pitomba 2025 tem João Gomes e pátio lotado na abertura, em Jaboatão