O ex-presidente Jair Bolsonaro chega hoje a Pernambuco para uma extensa agenda que inclui atos no Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Itambé, Camaragibe e Recife, mais uma vez. Mais do que reforçar as candidaturas do PL, a visita vai testar a popularidade dele num Estado em que o ex-presidente Lula nada de braçadas. Em algumas cidades, o petista tem 70% da preferência dos eleitores.
E chega num momento desafiador, após declarações que pegaram muito mal. No último dia 26, em entrevista à TV Pampa, ex-presidente disse que “o Nordeste, que tinha que ser a melhor região do Brasil, porque o PT domina há 20 anos, é a pior região (do Brasil) em todos os aspectos que se possa imaginar”. Foi o Nordeste que garantiu a vitória do presidente Lula em 2022. Talvez por isso, muitos candidatos têm recorrido à imagem de Michele Bolsonaro para fazer o vínculo com o bolsonarismo.
Mas até sábado, será Bolsonaro que estará ao lado dos candidatos do PL, e com agendas em ambientes bem populares. No Recife, por exemplo, vai à Pracinha do Diário. Incluída na agenda, Olinda receberá o ex-presidente em uma padaria. Ainda tem posto de gasolina, em Carpina, carreatas e um evento no sábado no Clube Português, local em que o prefeito e candidato à reeleição João Campos fez da sua convenção um grande evento, no último domingo.
Teste da imagem de Bolsonaro
Em um período anterior à campanha, que começa no próximo dia 16, a visita Bolsonaro servirá para tirar a temperatura para o uso da imagem do ex-presidente da campanha, coisa que muitos estão reticentes. Dos candidatos, Gilson Machado, no Recife, talvez seja o que mais vai usar e abusar da imagem de Bolsonaro, até por ter sido um dos principais ministros do ex-presidente e ter o direito de ter a maior fatia da agenda.
Veja também: