Morre Dona Magdalena, viúva de Miguel Arraes, aos 95 anos

Dona Magdalena Arraes morreu nesta quinta. Ela era viúva do ex-governador Miguel Arraes

Faleceu nesta quinta-feira (11) a ex-primeira-dama de Pernambuco Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes, o eterno líder do PSB. Ela morreu em casa, aos 95 anos. O velório será nesta sexta-feira (12, a partir da 8h, e o sepultamento será às 11h, No cemitério de Santo Amaro.

Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar foi a segunda esposa do ex-governador, com quem teve dois filhos: Mariana Arraes de Alencar e Pedro Arraes de Alencar.

Diversas personalidades divulgaram notas de pesar pelo falecimento de Dona Magdalena.

João Campos

“Hoje é um daqueles dias difíceis. Se despedir da minha bisavó Magdalena aperta o peito e nos faz lembrar de tanta coisa, de tanto exemplo, do tanto que nos ensinou. Ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis. Liderou processos e inspirou transformações que até hoje nos influenciam. Neste momento de luto, nos unimos em lembrança e gratidão por tudo que ela representou e nos ensinou. Que Deus possa realizar o seu reencontro com o meu bisavô Miguel Arraes no céu.”

João Campos, prefeito do Recife.

Marília Arraes

marília arraes

“A certeza da missão cumprida. Foi assim que minha avó, Magdalena Arraes, deixou hoje este plano. Nossa amada vovó Mada viveu incríveis 95 anos. E eu tive o privilégio de ser sua neta por 40, quanto honra! Poucas pessoas fizeram tão bem ao mundo quanto ela fez. À frente do seu tempo, corajosa, de uma generosidade e um senso de justiça imensos.


Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado e, com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram, com golpe militar, prisão, tantos anos de exílio, volta ao Brasil, vitórias e derrotas, altos e baixos.

Sem você, vovó Mada, não seríamos quem somos hoje! Eu não seria quem sou, se não fosse sua neta, sem que você tivesse compartilhado sua sabedoria e apoio gentil, leve e ao mesmo tempo tão forte, em tantas horas cruciais.

Um dia, minha Magdalena, tão pequena, vai entender a responsabilidade e o orgulho de carregar o nome da bisavó.

Que Deus, Nossa Senhora e Santa Maria Magdalena te recebam com carinho aí no céu. Muito obrigada por tudo, vovó! Vai em paz, dá um beijo em vovô e diz a ele que a luta de vocês a gente tá tocando em frente por aqui!

Com amor, Marília

Deputada Maria Arraes

Deputada Maria Arraes lamenta a morte de Dona Magdalena
Deputada Maria Arraes lamenta a morte da “vovó Mada”

“É com imenso pesar, mas também com gratidão eterna pelo seu legado de amor e generosidade que celebro a memória da nossa querida vovó Mada, uma mulher inspiradora, que dedicou sua vida à família e à educação.

Durante minhas andanças pelo Estado, muitas vezes escuto lembranças do povo sobre ela, sobre como cuidava e se dedicava a cada ação que se propunha a fazer. E na família também era assim! Quando conheceu vovô Arraes, ele já era viúvo e tinha oito filhos, e todos eles se transformaram em uma extensão do amor de vovó por vovô. Cuidou de cada um deles como se fossem seus e ainda teve mais dois filhos para completar o time. Para os netos e bisnetos, sempre dava livros de presente. Professora, incentivava nossa leitura, nosso conhecimento, nossa imaginação.

Vovó Mada vive em nós!”

Maria Arraes

Silvio Costa Filho

“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Magdalena Arraes, ex-primeira-dama de Pernambuco. Dona Magdalena teve um papel fundamental na luta pela democracia ao lado do ex-governador Miguel Arraes. Seu exemplo de força, resiliência e firmeza de caráter são marcas indeléveis para todos pernambucanos. Quero aqui, em meu nome e de minha família, render todas as homenagens à Dona Magdalena e prestar solidariedade à família Arraes neste momento tão triste. Que Deus console a todos e receba Dona Magdalena em sua infinita misericórdia.”

Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

Senadora Teresa Leitão

Álvaro Porto

“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de Dona Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. Mulher corajosa, Dona Magdalena sempre agiu com sabedoria e foi companheira fundamental na trajetória de Dr. Arraes, mantendo a família coesa e firme durante o governo militar, prisão, exílio, anistia e retorno do ex-governador ao Palácio do Campo das Princesas. Reconhecida pela capacidade de agregar, Dona Magdalena deixa exemplo de força e generosidade. Que Deus possa confortar familiares e amigos”.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Veja também:

“Eu tinha Arraes como segundo pai”
Miguel Arraes e os bodes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp