Prefeitos da Região Metropolitana e políticos pernambucanos celebraram a assinatura, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (11), do acordo que vai proporcionar a solução para um problema antigo, que atinge cerca de 14 mil famílias que viviam nos chamados prédios-caixão de cinco cidades no Grande Recife.
O presidente Lula anunciou o acordo. Ao todo, são 431 prédios interditados e com risco de desabamento nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista. A senadora Teresa Leitão, que participou da solenidade, sublinhou a importância da solução para as famílias atingidas.
“Quem mais ganha são os antigos moradores desses prédios-caixão, que sofreram, por décadas, com questões na Justiça, e agora, finalmente, vão ter sua situação analisada com cuidado e resolvida”, destacou a senadora.
O governo federal vai investir R$ 1,7 bilhão em ressarcimento aos proprietários, que deverão receber indenizações de até R$ 120 mil por apartamento. O drama vivido por esses moradores se arrastou por muitos anos e parecia até esquecido pelo poder público.
Nessa mobilização para que o problema fosse resolvido, Teresa Leitão destacou o empenho de seu colega no Senado, Humberto Costa.
“À frente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Humberto conseguiu dar visibilidade a um problema antigo, que afetava uma parcela da população do Recife e Região Metropolitana e que parecia ainda longe de uma solução. Os esforços do governo federal e da governadora Raquel Lyra, como também o nosso empenho aqui no Congresso, foram importantes para encontrarmos essa solução”, ressaltou a senadora.
Prefeitos celebram o acordo
Prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, celebrou a assinatura do contrato. Em julho de 2023, o Bloco D7 do Conjunto Beira-Mar, no Janga, desabou, causando a morte de 14 pessoas e deixando outros 7 feridos.
Já o gestor de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, destacou que o acordo faz parte de uma política que todos apoiam.
“A união entre os diferentes entes federativos. Essa união nos permite construir soluções efetivas para os problemas dos municípios, do Estado e do Brasil. Os prefeitos que estão aqui presentes reconhecem a importância dessa junção entre o Governo Estadual e o Governo Federal, apresentando propostas que têm como objetivo resolver problemas que perduram há décadas. Este é um momento de agradecimento, e quem realmente ganha com isso é a população” disse Mano, durante a solenidade.
Também estiveram presentes os prefeitos do Recife, João Campos; de Olinda, Professor Lupércio; e de Camaragibe, Dra. Nadegi.
O acordo foi celebrado entre Advocacia-Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), Governo de Pernambuco, Confederação Nacional das Seguradoras e Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).
Veja também:
Para Raquel, acordo sobre prédios-caixão é “momento histórico”