Prefeitura do Recife entrega USF+ Joaquim da Costa Carvalho totalmente requalificada

A Prefeitura do Recife entregou à população, nesta terça-feira (4), a Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Joaquim da Costa Carvalho, no Alto do Mandu, totalmente requalificada. A obra aconteceu a partir de um investimento de R$ 660 mil, dentro do programa Recife Cuida. A inauguração foi feita pelo prefeito João Campos, acompanhado pela secretária de saúde da cidade, Luciana Albuquerque.

“A Unidade do Alto do Mandu está totalmente requalificada e já levamos esse padrão para outras cinquenta unidades do Recife. É desse jeito que estamos avançando e conseguindo atender cada vez mais pessoas que precisam e merecem consultas de qualidade e humanizadas. Também estamos inaugurando e celebrando o vigésimo primeiro espaço Mãe Coruja da rede municipal, o principal programa de acolhimento materno-infantil da história da cidade e do estado”, afirmou João Campos durante a entrega do equipamento. 

Entre as principais intervenções, estão a reforma e manutenção predial, com acessibilidade para pessoas com deficiência, renovação das redes elétrica e hidrossanitária, troca das esquadrias das janelas e porta, substituição do revestimento de piso, parede e forro, pintura interna e externa, troca da coberta e impermeabilização das calhas. Além disso, houve a readequação aos fluxos, com a setorização das áreas de assistência, administrativa e de serviços; climatização de todas as áreas; substituição do mobiliário e aquisição novos de equipamentos.  As intervenções começaram em agosto de 2023 e, durante esse período, os serviços foram temporariamente direcionados para o Centro de Saúde Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

“O ganho em infraestrutura é significativo, mas tem outro tão importante quanto, que é a transformação da Joaquim da Costa Carvalho de Unidade Básica Tradicional (UBT) em USF Mais. Estamos convocando aprovados do banco do concurso público para implantar mais duas equipes de Saúde da Família no local, ampliando para quatro equipes. Isso significa que, nas próximas semanas, haverá aumento do horário de funcionamento, com atendimento das 7h às 19h (o atual é 8h às 17h, com intervalo para almoço). Além disso, a unidade cobrirá novos territórios e comunidades, como parte do Alto do Mandu e bairros vizinhos, como Macaxeira. De 9 mil pessoas cadastradas e diretamente beneficiadas, chegaremos a 11 mil”, destaca Luciana Albuquerque.

Shirley da Silva, 46, é paciente da unidade há dez anos e comemorou as mudanças proporcionadas pela requalificação, principalmente as que são voltadas para o conforto dos pacientes e dos profissionais de saúde.

“A obra fez toda a diferença. Antes, a gente ficava esperando embaixo do sol, era muito apertado e ruim. O atendimento era complicado, tanto para as médicas quanto para nós, era bem precário. Depois que modificou tudo, está bem mais bonito, acessível e confortável”, disse.

A USF+ Joaquim da Costa Carvalho conta com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e seis agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, dispõe de um ponto com seis agentes de saúde e controle de endemias (Asace). No local, também são realizados serviços como consultas médicas e odontológicas, vacinação, pré-natal, visita domiciliar e exames preventivos. Um espaço Mãe Coruja está sendo implantado no local.   

RECIFE CUIDA

 O investimento na requalificação da USF+ Joaquim da Costa Carvalho é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até o final deste ano. Desde 2021, 356 intervenções de engenharia, a exemplo de requalificações e manutenções gerais, foram feitas em unidades da rede de saúde do Recife.  Entre as unidades novas entregues pela atual gestão, estão a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, e a USF Mais Encanta Moça Doutor Guilherme Robalinho, no Pina, e um Centro TEA na UPA-E do Ibura.

Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Veja também:

Prefeitura do Recife e Advocacia-Geral da União assinam acordo para fortalecimento e implementação do Novo Marco Legal das Startups

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp