Choveu, inundou. Moradores da Beira-Mar de Olinda convivem com uma piscina na porta

Na Beira-Mar de Olinda, os carros sofrem com inundações quando começa a chover

Já não tem dia ou hora. Basta chover um pouco e a maré subindo para os moradores da Beira-Mar de Casa Caiada, um dos endereços mais nobres de Olinda, se depararem com uma piscina natural na frente dos seus prédios. A água toma toda a rua e já não se consegue distinguir o que é via ou calçada.

Moradores da região, nas proximidades do número 2502 da Avenida Marcos Freire, dizem que essas inundações são novidade. Pessoas que residem há 20 anos no local, afirmam que não ocorriam esses eventos em anos anteriores, o que leva a crer em falta de manutenção nas galerias.

Essas mesmas pessoas relatam que próximo ao colégio DOM havia o mesmo problema, que foi resolvido por um vereador, que abriu uma via de escoamento para o mar.

Os moradores afirmam que já não sabem mais a quem recorrer. Já procuraram a Prefeitura, a Compesa, estão pensando em ir até ao Papa, por acreditar em um milagre para resolver a questão.

No Edifício Venâncio Barbosa, a água invade a guarita. Para entrar, só molhando os pés. Sorte que a área social do prédio é mais alta.

Na maioria dos prédios, no entanto, são improvisadas lombadas nas suas entradas, para evitar que a água invada a recepção social. Entre a beleza e o custo de manutenção de uma área inundada, optaram pela segunda opção.

Sobre as inundações, a Prefeitura de Olinda divulgou a seguinte nota:

A respeito do acúmulo de água, uma equipe da Secretaria de Gestão Urbana está, neste momento, indo em direção ao local para realizar uma ação de microdrenagem. O serviço tem o objetivo de garantir que a água volte a escoar com facilidade no trecho.

Bueiro aberto em Olinda

Perto dali, na Rua Manoel dos Santos Moreira, os moradores, além das inundações, convivem com um bueiro aberto, cuja tampa foi furtada há vários meses e não foi reposta. Eles temem o perigo sob as águas. Com as inundações o buraco desaparece, levando riscos para os pedestres e para os carros. Para evitar acidentes, moradores usam a criatividade para sinalizar o buraco.

Sobre o bueiro, a gestão do município divulgou a seguinte nota.

A Prefeitura de Olinda informa que uma equipe técnica realizou uma vistoria na Rua Manoel dos Santos Moreira, em Casa Caiada, e constatou que o bueiro existente na via é de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Equipes da Secretaria de Gestão Urbana vão manter diálogo com a administração do órgão para que o caso seja resolvido.

Veja também:

Em Olinda, encontro discute segurança do Sítio Histórico

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

3 respostas

  1. Lupéssimo vai ser conhecido como o prefeito que inundou Olinda. Onde nunca existiu alagamentos ele está fazendo o “desfavor” de colocar água. Só falta agora ele inaugurar os novos alagamentos e trazer a candidata dele para a inauguração. Quando chove, Os olindenses não tem mais por onde trafegar. Até na cidade alta agora está inundando quando chove.

  2. Sou morador do condomínio Estacão da Praia, sobre o bueiro aberto, comuniquei diversas vezes a COMPESA, cheguei a ir na empresa e pegar uma tampa, que não coube no bueiro, há quinze anos chamei um serralheiro e mandei soldar uma grade de ferro, que com o tempo enferrujou, consegui com zelador tirar o excesso de areia da galeria que fica do lado do nosso prédio, sem solução. Não sei mais a quem apelar .

    1. É uma situação muito complicada. Na questão do bueiro, a Prefeitura diz que é com a Compesa. A Compesa não resolve. quanto às inundações, disseram que iriam ver o que está acontecendo. Peço qu einforme se voltar a encher. Obrigado pela audiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp