Espaço Vida Marinha, com 250 m², é inaugurado em Jaboatão

O Espaço Vida Marinha começa a funcionar nesta quinta-feira (23), em Jaboatão dos Guararapes Foto: Leandro de Santana/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Grupo Orizon – referência na valorização de resíduos e geração de energia renovável, inauguram nesta quinta-feira (23), o Espaço Vida Marinha, na Praia de Piedade, data em que se comemora o Dia Mundial da Tartaruga.

Aberta ao público, a área de 250 m² será dedicada à educação ambiental e à valorização dos ecossistemas costeiros, com a promoção de exposições, debates, visitas agendadas de estudantes e de outras instituições interessadas. O local funcionará de domingo a domingo, das 9h às 17h.

O espaço foi estruturado de forma totalmente sustentável, com reaproveitamento de contêineres, painéis de geração de energia solar e células de purificação da água da chuva para reuso, além de lixeiras especiais para coleta seletiva.

Ao todo, são nove contêineres, divididos em salas de exposição de materiais biológicos de animais marinhos, de palestras e debates, de triagem de animais, administrativa, copa, banheiros e uma lojinha com produtos de artesãs do município que remetem ao tema. Os contêineres foram pintados pelo artista plástico Nadilson Monteiro.

 “A inauguração deste espaço consolida ainda mais o compromisso da gestão com a educação e a preservação ambiental. Jaboatão é um dos mais importantes berçários naturais de tartarugas marinhas de Pernambuco e precisamos sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar nosso ecossistema. Vamos promover uma série de atividades gratuitas, no local, juntar estudantes, especialistas, amantes da natureza e quem mais tiver interesse para construirmos um amanhã mais consciente e mais sustentável”, declara o prefeito Mano Medeiros.

Prefeito Mano afirma que Espaço Vida Marinha consolida compromisso com a preservação ambiental

 “Ao lado da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o Grupo Orizon pretende contribuir para fortalecer ainda mais as ações de educação ambiental já pactuadas com o município, que ganharão um grande impulso com esse espaço. O uso consciente do ambiente costeiro do Jaboatão é fundamental para que ele se mantenha como berçário das tartarugas marinhas, e para aprendizagem do convívio adequado com o ecossistema marinho em geral, inclusive os tubarões, além da manutenção da beleza ímpar de suas praias”, comenta Milton Pilão, CEO do Grupo.

 As peças para a exposição referente à vida marinha foram cedidas por meio de parceria com as universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE) e englobam o ambiente marinho como um todo. “Serão materiais dos museus das universidades, que ficarão sendo mudados de tempos em tempos, para que contribuam com os estudos nas universidades e no Espaço Vida Marinha”, esclarece a secretária-executiva de Meio Ambiente do Jaboatão, Ana Paula Pontes.

Tartaruga marinha

Durante a inauguração do espaço, o município também fará a implantação de 30 placas de sinalização indicando pontos de desova de tartarugas e informando que a violação de ninhos é crime ambiental. Conforme o chefe do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas) da Secretaria de Meio Ambiente, Adriano Artoni, são quatro as principais espécies que desovam ao longo dos oito quilômetros de orla do Jaboatão, entre Piedade e Barra de Jangada: tartaruga-de-pente, cabeçuda, oliva e verde.

Elas colocam entre 80 e 200 ovos em cada ninho. E a média de tempo para o nascimento é de 45 a 60 dias, podendo ser mais, a depender de fatores ambientais e estressores. “Monitorar toda essa extensão e sensibilizar as pessoas para o cuidado com a preservação dos ninhos são tarefas primordiais para a preservação das espécies que desovam em nosso litoral. Seguiremos avançando”, registra o prefeito Mano Medeiros.

Maior UTM da América Latina

Presente em Jaboatão dos Guararapes, onde mantém a maior unidade de triagem mecanizada da América Latina, o Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes promove a destinação dos resíduos gerados por mais de 5 milhões de pessoas de oito cidades da Região Metropolitana do Recife –  Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço, Moreno, Chã de Alegria, Vitória de Santo Antão e Fernando de Noronha – com volume total de 124 mil toneladas por mês.

Com 1,1 milhão de m², a planta de Jaboatão dos Guararapes conta com um aterro sanitário bioenergético, com usina de energia movida a biogás. Todo chorume é tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que utiliza tecnologia alemã no processo de separação da água e materiais contaminantes, possibilitando seu reaproveitamento em atividades de umectação de vias e limpeza de equipamentos.

Grupo Orizon

O Grupo Orizon é referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável. Com capital aberto na B3 e capilaridade nacional, é um dos principais players da América Latina, com 11% do total de resíduos coletados no Brasil. A Companhia tem um portfólio completo de soluções sustentáveis com três divisões de negócios. Uma delas está focada nos Ecoparques, verdadeiros hubs de transformação de resíduos, que garantem a destinação ambientalmente correta do lixo, além da geração de créditos de carbono.

Já a divisão de negócios de energia renovável – BioE – é responsável pela geração de biogás e biometano, com a construção de pelo menos 10 plantas espalhadas pelo país. Na vertical de economia circular, a Orizon a separação de materiais que podem ser reciclados pela indústria.

Além disso, desenvolve fertilizantes e combustíveis orgânicos. Liderando a agenda de sustentabilidade urbana, a companhia tem um papel importante para a transição energética do país e o fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas. Por meio do Instituto Orizon Social, reforça seu propósito ESG com uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades onde atua, com geração de emprego e cuidando do seu entorno.

Inauguração Espaço Vida Marinha

Data: 23/05/2024

Horário: 11h30

Endereço: Av. Senador Sérgio Guerra (próximo à CEF), Piedade

Fotos: Leandro de Santana/PJG

Veja também:

Soltura de filhotes de tartaruga movimenta orla de Jaboatão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp