Soltura de filhotes de tartaruga movimenta orla de Jaboatão

Considerado um dos maiores berçários de tartarugas de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes registrou o nascimento e soltura de 108 filhotes, na orla de Piedade, na tarde desta segunda-feira. O ninho vinha sendo monitorado desde o momento da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), da Secretaria de Meio Ambiente do município.

E a soltura foi acompanhada por diversas crianças e adultos, além do prefeito Mano Medeiros e representantes do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e órgãos ambientais. No momento, há outros sete ninhos sendo monitorados no Jaboatão, para garantir a preservação desses animais.

O primeiro ninho do ano eclodiu na primeira semana de janeiro, com 104 filhotes da espécie tartaruga-de-pente, a mais comum na área, totalizando 212 filhotes neste mês. A oliva também é encontrada entre as espécies que desovam no município.

Conforme o chefe do Moamas, o técnico Adriano Artoni, os filhotes de tartaruga levam entre 45 e 70 dias para nascer. E cada tartaruga pode colocar até 200 ovos. 

“Em toda a orla do município já foram registrados ninhos de tartarugas, um espetáculo da natureza que se repete há anos e que precisa ser preservado. Para isso, em breve contaremos com mais uma ferramenta, o espaço Vida Marinha, que está em construção em uma parceria com a empresa Orizon e apoio do Tamar/ICMBio, e será o primeiro equipamento de exposição e estudos sobre o ambiente marinho da Região Metropolitana”, destaca o prefeito Mano Medeiros.

Construído em contêineres, o Espaço está em fase de acabamento e a previsão é de que seja inaugurado na segunda quinzena de fevereiro. As obras também foram visitadas pelo prefeito e representantes da Orizon, na tarde desta segunda-feira.

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp