Com a chegada do período das chuvas, Elias se diz preocupado com Barragem Duas Unas

No Bora Mudar Jaboatão, Elias Gomes debateu a questão da Barragem Duas Unas Foto: Juan Rodrigues/Divulgação

Diante do aumento do volume de águas pluviais e da proximidade do período de chuvas, o ex-prefeito e pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, endereçou ofício ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, no qual solicita a visita de técnicos da estatal na Barragem Duas Unas.

A proposição resulta de um intenso debate entre o ex-gestor e a população do município realizado em mais uma edição do Bora Mudar Jaboatão, projeto de escuta popular comandado por Elias.

A preocupação dos moradores das comunidades situadas em áreas próximas à barragem tem crescido após o aumento dos pontos de alagamentos registrados em toda a cidade nos últimos meses. Jaboatão dos Guararapes foi palco de uma tragédia que, em 2022, vitimou 64 vidas após deslizamento de barreiras, tendo sido o município pernambucano a registrar o maior número de mortes na ocasião em decorrência da falta de planejamento e de ações efetivas em áreas de encosta.

Desassoreamento da barragem

No ofício endereçado à Compesa, Elias ressalta o apelo feito por pequenos agricultores da zona rural do Jaboatão dos Guararapes quanto ao assoreamento da barragem e a consequente redução da capacidade de armazenamento de águas pluviais do equipamento.

Outro ponto ressaltado durante o Bora Mudar Jaboatão foi a urgente necessidade de intensificar as campanhas de conscientização e a implementação de medidas, por parte do governo municipal, em relação à pauta sobre as mudanças climáticas.

“Foi quando decidi intervir junto ao presidente da companhia, Alex Campos, para pedir por ações emergenciais como a limpeza e o desassoreamento da bacia do Rio Duas Unas, dentre outras medidas que possam minorar os riscos a que são submetidos os moradores, a exemplo de inundações que chegam a cobrir casas na comunidade das Malvinas, causando enormes perdas materiais e grandes transtornos emocionais à população nos períodos de chuvas mais intensas”, disse Elias.

Foto: Juan Rodrigues/Divulgação

Veja também:

Raquel Lyra e ministro Waldez Góes assinam ordem de serviço para concluir Barragem Panelas II

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp