Envolvido em uma disputa interna na Federação PSOL/Rede pela indicação do colegiado para a disputa a prefeito do Recife, o deputado federal Túlio Gadêlha recebeu, nesta sexta-feira (17) 0 apoio de um grupo de 100 mulheres ligadas a movimentos sociais, partidos políticos, representantes de entidades e comunidades da capital pernambucana.
Sob o título Mulheres com Túlio, no encontro foram lidas cartas de apoio de mulheres da Rede Sustentabilidade, PSOL, PDT, Mobiliza e Podemos. Representantes do MST, MCP, UNE, Levante Popular e outros movimentos estiveram presentes ao ato, realizado em um espaço de eventos na zona norte da cidade.
Em sua nota, as mulheres da Rede afirmam que Túlio “sempre reconheceu o protagonismo das mulheres e apresentou no seu mandato projetos que buscam a paridade de gênero em diversas áreas”.
Ainda de acordo com o texto, “é preciso cautela para que o processo, que deve ser democrático, não se perca em meio a depreciações”.
A Federação PSOL/Rede vive uma forte disputa interna, envolvendo o próprio Túlio Gadêlha (Rede) e a deputada estadual Dani Portela (PSOL). O deputado é nome indicado pela Rede para concorrer ao Palácio Capibaribe e teve sua pré-candidatura lançada em março.
Já a deputada estadual Dani Portela lançou a pré-candidatura pelo PSOL na última quarta-feira. Ela sustenta que o seu partido detém maioria no diretório municipal, numa proporção de 70% dos integrantes do PSOL e 30% da Rede.
Túlio levou a questão para a nacional
Túlio, no entanto, afirma que o regimento interno da Federação determina que em cidades com mais de 200 mil eleitores, as definições são tomadas pelo comando nacional.
A questão foi levada à instância superior. Agora, caberá à direção nacional da Federação definir quem tem razão nessa disputa interna.
Fotos: Diego Medeiros/Divulgação
Veja também:
Federação PSOL/ Rede escolhe Dani Portela como pré-candidata a prefeita do Recife