Ipojuca investe R$ 7,5 milhões na Operação Inverno 2024

Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, se reuniu com integrantes das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Administração e Defesa Social, através da Coordenadoria da Defesa Civil, para debater as boas práticas executadas no município para a Operação Inverno 2024.


Entre os assuntos elencados, a criação de projetos, sirene de alerta, criação de setor de podas, capacitação constante de funcionários, monitoramento ativo e arquivo digital de ocorrências. Também foram falados sobre as intensificações rotineiras como a limpeza de canais, canaletas e galerias, além de capinação nas encostas e a colocação de lonas nas áreas de risco. No total, Ipojuca vai investir cerca de R$ 7,5 milhões para executar esses serviços.

Apesar das previsões não serem de um inverno forte, muito menos rigoroso, as ações seguem sendo intensificadas, principalmente, nos locais de riscos, a exemplo do monitoramento das áreas ribeirinhas. A previsão é de recolher cerca de 200 toneladas de entulhos, das quais 90 já foram removidas de oito mil metros de canais, no Centro de Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó.


Nos pontos críticos como a Bacia do Canal da Hilda da Costa Monteiro, área ribeirinha, rua Navegantes, Socó, Salinas e Pantanal mais de 3.700 mil metros de canaletas também foram limpas.

“Estamos falando de vidas e é muito bonito ver o comprometimento de toda uma gestão preocupada numa causa só. A gente não pode esperar acontecer, temos que nos antecipar e fazer a nossa parte. Este assunto é uma das minhas prioridades”, relatou a prefeita Célia Sales.

Ao todo, são mais de 130 profissionais nas ruas envolvidos neste trabalho e 17 equipamentos, entre eles caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas.


“Ser referência na área de boas práticas é o resultado de um trabalho sério que vem sendo feito com constância, em união com todos os secretários. A gente vai reforçar ainda mais todas essas atividades para que a população seja bem atendida”, declarou o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais.

Entre as diversas práticas de prevenção, a Defesa Civil Ipojucana também vem ganhando destaque pela implantação de um mecanismo simples e de fácil acesso para a população, o uso de mensagens SMS 40199.


“A ferramenta é de simples manuseio e ajuda as pessoas que não têm facilidade com as plataformas digitais. Não é à toa que estamos sendo convidados para falar das práticas que desenvolvemos e vem servindo de modelo para as outras regiões”, disse o coordenador da Defesa Civil, Daniel Pessoa.


Com o trabalho prévio da Operação Inverno, há três anos o município não registrou nenhum desastre e, até agora, só houve quedas de árvores de pequeno porte, sem vítimas, e pequenos deslizamentos de encostas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp