Recife dá posse ao Comitê de Crianças, com 13 pessoas

Prefeito do Recife, João Campos, participa da posse do Comitê das Crianças Foto Divulgação

A manhã deste sábado (27) foi marcada pela posse do primeiro Comitê de Crianças da Cidade do Recife. A iniciativa é uma parceria entre o programa ProMorar e a Secretaria Executiva da Primeira Infância. O projeto-piloto tem o objetivo de promover a cidadania e a participação social desde a infância, dando voz às crianças nas decisões que afetam as vidas nas comunidades.

As primeiras áreas a contar com a gestão de meninos e meninas, um total de 13, são as de Dancing Days, Sítio das Mangueiras e Ayrton Senna, todas localizadas no bairro da Imbiribeira, e que estão inseridas no ProMorar. A cerimônia aconteceu no edifício-sede da Prefeitura do Recife, com presença do Prefeito João Campos, como parte da programação da Semana do Bebê 2024.

“Se a gente quer construir um futuro, a gente tem que construir com as crianças. Quando criamos esse comitê, é para poder escutar. Para que arquitetos, engenheiros, equipe do social, todo mundo do projeto escute as crianças. É um dia especial. Talvez a Prefeitura do Recife nunca tenha visto uma reunião onde a mesa represente tanto o futuro como essa, com crianças”, destacou o prefeito João Campos.

“Vamos construir uma cidade melhor se fizermos pensando nas crianças, nas pessoas idosas, nas pessoas com deficiência, nas mulheres, em pessoas que foram vítimas de preconceito e ódio no decorrer da história, de segregação. Precisamos fazer isso. Isso está começando no ProMorar, mas já já a gente tem na nossa estrutura esse comitê de crianças para fazermos obras cada vez melhores”, continuou.

Com carisma elevado aos maiores níveis, Laura Silva, 8 anos, parte do comitê, já tem planos claros. “Estou amando. Gostando muito. Estou me achando a prefeita. Como prefeita, deixa eu ver, eu quero fazer, lá na Dancing Days, melhorias em um parquinho que tem lá. Tem pouca coisa e as crianças não conseguem brincar muito. Quero aumentar espaço e vou lutar por isso”, prometeu.

Durante o encontro, além da posse, as crianças receberam kits de materiais para uso durante suas atividades. Além do momento simbólico para início do mandato, as meninas e os meninos terão atividades lúdicas para conhecer o trabalho da Prefeitura. Para selecionar os 13 participantes do Comitê de Crianças, foram realizadas inscrições, seguidas de sorteio público. Os escolhidos estão devidamente matriculados em instituição de ensino pública ou privada do Recife. As áreas onde moram serão beneficiadas pelo programa ProMorar com obras de urbanização integrada que estão com os projetos em fase de elaboração. 

“O ProMorar tem como premissa a participação cidadã, utilizando de um método inovador que permite a escuta e a colaboração ativa da população. Então o envolvimento das crianças e a perspectiva de inseri-las numa mesa de debate sobre as comunidades onde moram é um bom caminho para a implementação de melhorias”, afirma João Charamba, chefe do gabinete do ProMorar.

O Comitê contará com encontros mensais e serão realizados nas comunidades onde residem. Na programação também haverá visitas a espaços públicos da cidade. A mediação se dará por integrantes do Gabinete do ProMorar Recife e da Secretaria Executiva da Primeira Infância, tendo suas pautas definidas previamente pelas próprias crianças.

Também haverá a elaboração de um documento final, com o relatório dos encontros, os seus encaminhamentos e as propostas construídas. A entrega será feita ao prefeito João Campos no final de 2024. Após avaliação do projeto piloto, pretende-se estendê-lo para outras comunidades beneficiárias do ProMorar Recife e estabelecer sua metodologia como uma ferramenta participativa replicável para a implementação de outras políticas públicas.

Avó de dois integrantes do comitê, Aparecida Felizardo, 58 anos, descreveu a experiência de acompanhar os netos como apaixonante.

“Achei ótimo esse movimento de criação de comitê. Não achei que meus meninos interagiriam tanto. Souberam falar bem do que precisamos na comunidade, fiquei encantada, apaixonada. Essa conversa é muito legal. Como avó, dou nota 10 para isso, estou muito feliz por poder estar acompanhando eles nesse projeto”, disse.

Promorar Recife

O programa da Prefeitura do Recife tem como missão promover a habitabilidade e o desenvolvimento socioeconômico nas Comunidades de Interesse Social da cidade. Serão realizadas obras de urbanização integrada, encostas e macrodrenagem da bacia do rio Tejipió.

Veja também:

Prefeitura do Recife realiza sorteio dos apartamentos dos habitacionais Vila Brasil I e II

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp