Em busca de formas de reduzir os índices de violência em Pernambuco os representantes da Segurança Pública de 14 municípios que participaram de uma reunião comandada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. O encontro faz parte das ações do Juntos pela Segurança e tem como objetivo traçar estratégias para diminuir a criminalidade, sobretudo os índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) nestes municípios.
Além de secretários de Segurança municipais, participaram também os comandantes das Guardas de cada município, estabelecendo não só o diálogo como também o entendimento de que Segurança Pública não se faz sozinha.
“Tivemos a oportunidade de falar sobre Segurança com os comandantes das guardas municipais e secretários de Segurança de 14 municípios na presença do subcomandante da Polícia Militar, cel. Lopes, do chefe da Polícia Civil, Renato Rocha, e integrantes da SDS. Como foi pedido pela governadora Raquel Lyra, discutimos atuação conjunta e o Sistema Único Integrado entre prefeituras e o Estado. Não tenho dúvida que iremos avançar muito”, comentou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.
Para o secretário de Segurança Cidadã de Olinda, coronel Pereira Neto, a reunião era uma demanda solicitada há muitos anos e que esse encontro traz muita esperança no avanço de ações integradas.
“Precisamos atuar de forma integrada trocando expertises e estabelecendo estratégias que vão beneficiar toda a população”, colocou cel. Pereira Neto.
Defensor do envolvimento dos municípios nas ações de combate à violência, o delegado Pablo de Carvalho celebrou a reunião.
“Foi um momento histórico, um passo inicial fundamental para a construção de uma segurança pública integrada com os municípios, que têm muito a contribuir com o Juntos Pela Segurança, destacou o delegado Pablo de Carvalho.
A comandante da Guarda Municipal de Camaragibe, Débora Lourdes, também comemorou a integração.
“É de suma importância esse encontro e só fortalece todos os que fazem a Segurança Pública em Pernambuco”, afirmou Débora Lourdes.
Participaram da reunião representantes de Olinda, Camaragibe, Jaboatão, Paulista, Igarassu, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Ipojuca, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Serra Talhada, Santa Cruz e Toritama. A próxima reunião será em março.