Após fuga de presos, Rodrigo Farias pede informações sobre sistema prisional

Após reclamações da categoria e poucos dias após a fuga de sete presos do sistema penitenciário do Estado, o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) deu entrada, na manhã desta sexta-feira (16), com pedido de informação para que o Governo do Estado preste esclarecimentos em relação à situação dos policiais penais e como anda o planejamento para reforma das unidades prisionais pernambucanas. A solicitação é endereçada à governadora Raquel Lyra e ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes de Araújo.

De acordo com o parlamentar, os policiais penais têm reclamado da situação das escalas, além da precariedade das instalações atuais das unidades prisionais.

“É mais uma categoria importante e que está insatisfeita com as condições de trabalho. O trabalho dos policiais penais é importantíssimo para Pernambuco, que tem uma das maiores populações carcerárias do Brasil, então é importante que a governadora tenha um olhar diferenciado para essa categoria”, explicou Rodrigo Farias.

No pedido de informação, o deputado solicita dados sobre quantidade de policiais penais lotados em cada unidade por escala de serviço, quantidade de policiais militares que atuam em guaritas de unidades prisionais, quantidade de policiais militares que atuam em fóruns para a guarda de presos, documento que mostre andamento das obras em unidades prisionais desde janeiro de 2022, ofícios com pedidos de novos efetivos para as unidades prisionais e quais e que quantidade de armas/coletes são disponibilizados para os policiais penais do sistema penitenciário pernambucano.

Fugas

Rodrigo Farias lembra que, no primeiro fim de semana de fevereiro, a poucos dias do Carnaval, sete detentos fugiram do Centro de Saúde Penitenciário (CSP), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

“É um absurdo que esse tipo de ocorrência aconteça, ainda mais antes do Carnaval, enquanto faltam policiais penais e as reformas das unidades não saem do papel”, afirmou o deputado Rodrigo Farias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp