Márcio Didier
Fevereiro chegou e com ele a retomada dos trabalhos dos Legislativos. Na região do Parque 13 de Maio, dois eventos para marcar a volta do recesso, mas em situações totalmente diversas. Uma, será sem estresse, quase uma festa. Na outra, a tensão passeará pelos corredores.
Na Câmara do Recife, os trabalhos serão abertos às 10h com a presença do prefeito João Campos e dos vereadores. A perspectiva é de polêmica zero, com o prefeito sendo cumprimentado e tirando retratos com os vereadores.
Além do chefe do Executivo, poderão fazer pronunciamentos durante a solenidade os líderes das bancadas de Oposição e de Governo, vereadores Alcides Cardoso (PSDB) e Samuel Salazar (MDB), respectivamente, além do presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB).
Já na Assembleia, a situação é bem diferente. O ano de 2023 foi de intenso embate entre Executivo e Legislativo. E 2024 começou na mesma pegada, após a governadora Raquel Lyra ter ido ao Supremo Tribunal Federal contestar a aprovação do orçamento do Estado pela Casa sem os seus vetos, que foram derrubados.
Esse movimento da governadora deixou os parlamentares, digamos, muito chateados. A sessão, comandada pelo presidente da Casa, Álvaro Porto, começa às 10h30 e contará com a presença da governadora, confirmada na noite dessa quarta-feira.
E a expectativa é como estará o ambiente na Casa de Joaquim Nabuco. É esperar para ver.