Inscrições para o Camarote da Acessibilidade do Galo têm início no dia 29 de janeiro

O Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada, instalado em ponto estratégico na Avenida Dantas Barreto, vai ter sua  12ª  edição este ano e está se preparando para receber as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, visa garantir a inclusão das pessoas com deficiência nas festividades carnavalescas. Com inscrições abertas a partir da próxima segunda (29 de janeiro), o camarote contará com 200 vagas, reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades para todos.

Sorteio

Por meio do formulário disponibilizado na página do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), os interessados poderão se inscrever até o dia 1° de fevereiro, anexando comprovante de residência e documento comprobatório da deficiência. O sorteio das vagas será realizado via internet, no dia 5 de fevereiro, às 8h, por meio de uma live no canal do YouTube da TV Conecta Recife (https://www.youtube.com/@tvconectarecife), para que mais pessoas possam ter a oportunidade de desfrutar do Carnaval no Camarote da Acessibilidade.

As atividades do espaço, que funcionará das 8h às 17h, têm como objetivo proporcionar uma experiência inclusiva e memorável durante o carnaval, promovendo a diversidade e a integração social.

“O Camarote da Acessibilidade é uma oportunidade para que a cultura pernambucana seja compartilhada com todos, fortalecendo os laços de igualdade e respeito. Este é mais um passo importante na busca por uma sociedade mais inclusiva e igualitária, demonstrando que o carnaval é uma festa para todos, sem exceção”, ressalta Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência do Recife.

Espaço adaptado

O Camarote é preparado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual e visual. O espaço é adaptado com rampa, corrimão, banheiro, piso tátil, intérprete de libras e audiodescrição. O Camarote da Acessibilidade é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da  Fundação de Cultura, e apoio da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência(Sead).

Marco Zero

O Marco Zero volta a receber a festa mais democrática do Brasil e, novamente, garante aos foliões com deficiência uma festa inclusiva durante os seis dias de shows, da quinta (8) até a terça-feira (13). Para isso, a Prefeitura do Recife levará ao maior palco do Carnaval do Recife intérpretes de libras e audiodescritores, que irão dividir o espaço com os artistas, ampliando a acessibilidade comunicacional na maior festa popular do País.

Além dos intérpretes de libras e da audiodescrição, a pessoa com deficiência que for prestigiar os shows no Marco Zero contará com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2024 contarão com espaço acessível para receber foliões com deficiência. Na Central do Carnaval, na rua do Observatório, haverá tradutores de libras na central de serviços, além de cardápios em braile na arena gastronômica.

Rota Acessível

Para ter acesso ao frontstage dos palcos do Marco Zero e do Rec Beat, no Cais da Alfândega, os usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida poderão contar com o serviço Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado. O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT, no Cais do Apolo, próximo à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

Rei e Rainha

A 3 ª edição do concurso coroou pessoas com baixa visão/ deficiência visual. O concurso para eleger Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife 2023 aconteceu no Compaz Dom Helder Câmara no dia 19 de janeiro. Os coroados foram Roberto Luiz da Silva, 53 anos, e Luzia Eduarda Santos, 28 anos.

Fotos: Gabriel Melo/PCR Imagem – Acervo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp