Antônio Moraes debate iniciativas para estimular o consumo de etanol em Pernambuco

O deputado Antônio Moraes, acompanhado pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, e pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari, reuniu-se nesta quinta-feira (25) com o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça, no Palácio do Campo das Princesas, para pedir o engajamento do Governo do Estado em uma campanha de valorização do etanol hidratado e anidro.

Nos últimos três anos, houve uma redução no consumo do produto em estados como Pernambuco, Alagoas e Paraíba. A intenção do Sindaçúcar-PE é reverter essa tendência, contando com o apoio de Moraes, que é autor da estadual 17026/2020, que incentiva o consumo de etanol no Estado.

Normas ambientais

O parlamentar lembrou que o etanol produzido no Brasil atende às normas ambientais internacionais e é um biocombustível sustentável, que gera mais de 60 mil empregos em Pernambuco.

A queda no consumo foi influenciada por alterações promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro nas regras do ICMS, impactando o preço final e prejudicando a competitividade do etanol em relação à gasolina. Em Pernambuco, o consumo de etanol caiu de 40,4% em 2021 para 34,40% em novembro de 2023. Daí a iniciativa do deputado, juntamente com os representantes do setor, de estimular a criação de novas políticas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do segmento.

“Como autor da lei que entrou em vigor em 2020, reconheço a importância de novas medidas que impulsionem o consumo de etanol em nosso Estado. A reunião com o secretário Túlio Vilaça e os representantes do Sindaçúcar-PE e Datagro reforça a necessidade de apoio do Governo do Estado para uma campanha de valorização do etanol”, afirmou Antônio Moraes.

Meio ambiente

O parlamentar acrescentou que, diante das recentes quedas no consumo, é crucial promover políticas que incentivem a competitividade desse biocombustível, tão relevante para a economia e o meio ambiente.

“A busca por soluções sustentáveis e a preservação dos empregos gerados pelo setor são prioridades que continuaremos defendendo no Legislativo, porque sabemos que são capazes de garantir um futuro mais promissor para o povo pernambucano”, concluiu Antônio Moraes.

Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp