Jaboatão faz abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação em Pernambuco

O município do Jaboatão dos Guararapes sediou, neste sábado (21), a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação no Estado de Pernambuco, no ponto de vacinação montado no Parque da Cidade, em Prazeres. Participaram do evento o prefeito Mano Medeiros, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcante, a secretária municipal Zelma Pessôa e o diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti. O objetivo da campanha, que vai até o dia 29 deste mês, é mobilizar os pais a vacinarem e atualizarem as carteiras dos seus filhos com idades até 15 anos.

A iniciativa do Ministério da Saúde em promover essa estratégia se dá devido à baixa imunização registrada, principalmente, a partir do período da pandemia da Covid-19. Até o momento, foram aplicadas em Pernambuco 46.437 doses de vacinas. De acordo com dados encaminhados pelas gestões municipais ao Programa Estadual de Imunizações, o maior quantitativo foi para Covid-19 (17.883 doses), seguido de Influenza (6.573), HPV (3.899), Poliomielite (3.048) e Febre Amarela (2.360). Ao todo, 18 tipos de vacinas estão sendo aplicadas.

Eder Gatti ressaltou a importância da união de forças para proteger crianças e adolescentes.

“Quem coloca a vacina no braço é o município, por isso temos que estar perto. É uma satisfação chegar a um município e ver o trabalho que estão fazendo. O Ministério da Saúde não vai diminuir o déficit sozinho. O desafio é grande e só conseguiremos trabalhando juntos. Todo o poder público e a sociedade estão empenhados em reduzir a baixa cobertura vacinal. É importante termos um município empenhado como Jaboatão”, disse o diretor do Programa Nacional de Imunização Eder Gatti.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcante, também falou da importância do trabalho em conjunto entre União, Estado e município.

“A gente precisa trabalhar com prevenção e vacina é prevenção. Os prefeitos estão comprometidos em chegar a cada canto e aqui em Jaboatão tivemos uma recepção incrível. Essa campanha é uma grande força-tarefa e fico feliz em fazer parte. O trabalho é duro e é preciso que estejamos todos juntos. Quem está aqui com seus filhos, netos e sobrinhos está fazendo um ato de saúde”, ressaltou Zilda Cavalcante.

Na sua fala, o prefeito Mano Medeiros destacou a satisfação por Jaboatão ter sido escolhido para a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação em Pernambuco. “Hoje tivemos o privilégio de receber representantes do Governo Federal e do Estado. É um momento de conscientização e reflexão sobre a necessidade de vacinar crianças e jovens. Quem ganha com isso é a população, para que tenhamos um maior número de pessoas imunizadas”, comentou.

Na ocasião, o prefeito Mano aproveitou para falar do Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023, que Jaboatão receberá em Washignton DC, nos Estados Unidos, justamente pelo trabalho de vacinação dos moradores de rua.

“Vacinamos todos e tivemos esse trabalho reconhecido internacionalmente. Políticas públicas é o caminho para chegar a toda população”, salientou o prefeito Mano Medeiros.

O evento na capital norte-americana acontecerá entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e contemplará projetos que se destacaram na América Latina e Caribe.

Em Jaboatão, 79 salas de vacinação estão disponíveis nas unidades da rede municipal de saúde, das 8h às 16h. É importante que os pais ou responsáveis apresentem cartão de vacina, cartão SUS ou CPF dos filhos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp