A governadora Raquel Lyra acompanhou, na noite deste sábado (21), no Recife Antigo, o cortejo de atrações populares promovido pela Secretaria de Cultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As apresentações fizeram parte da programação do último dia do REC’n’Play e contaram com o aporte de R$ 102 mil nas contratações artísticas.
“Estamos prestigiando o último dia do REC’n’Play com essa virada cultural promovida pela Fundarpe, nesse evento que contou com mais de 60 mil inscritos, que discutiram sobre tecnologia. Pernambuco é reconhecido por ser esse estado da inovação e este ano foi um dos principais patrocinadores do evento. Hoje trouxemos também nossa cultura, que se integra com a economia criativa”, ressaltou Raquel Lyra.
O cortejo saiu da rua da Aurora, puxado pela Escola Gigantes do Samba, e seguiu em direção à Torre Malakoff, na Praça do Arsenal.
“Trouxemos para esse encerramento vários ritmos, cores e nosso patrimônio. Foi uma festa linda de celebração e nossa cultura popular está presente mostrando a sua força”, comentou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
O evento ainda contou com a participação de Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Homem da Meia Noite e o Maracatu Leão Coroado, além de grupos como Afoxé Oxum Pandá, Passista – Cia Dança Fuzuê, Maracatu Pinguim, Caiporas de Pesqueira, Urso da Rua do Sapo, Orquestra de Frevo Multishow e o Caboclinho Kapinawa.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a participação da cultura na edição deste ano.
“Esse ano a Fundarpe realizou diversas oficinas de formação, de percussão, iluminação cênica, entre outras. E fechando com chave de ouro, tivemos o cortejo cultural, fazendo com que a comunidade toda de tecnologia sinta o gostinho a nossa cultura, da nossa tradição”, disse Renata Borba.
Já o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, agradeceu o incentivo do Estado.
“O REC’n’Play é a grande mobilização popular e o Porto Digital agradece muito ao Governo do Estado por essa parceria. Esse ano o Estado trouxe uma grande novidade, que foi a Arena de Negócios, que reuniu 70 startups e investidores de todo o Brasil. Esperamos ampliar ano que vem para melhorar a economia em Pernambuco”, afirmou Pierre Lucena.