Ponte do Monteiro avança e deve ser entregue em 2024

Equipamento importante na ligação entre as zonas norte e oeste da capital pernambucana, a ponte Engenheiro Jaime Gusmão atingiu um momento importante, que foi a ligação completa entre os dois lados da ponte. Ela vai ligar os bairros da Iputinga e do Monteiro e que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas.

O trecho principal dos trabalhos está com 90% de conclusão, com o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia devendo ser entregue até o final deste ano. Com a conclusão da segunda fase, que inclui a ligação com o solo, a ponte será entregue no primeiro semestre de 2024, quando estará liberada para uso pela população.

“Agora, a gente está implantando a técnica da terra armada e o complexo viário, que vai dar acesso à ponte. E, no início do próximo ano, ela estará inaugurada e funcionando”, prometeu o prefeito João Campos, em visita às obras.

De acordo com o prefeito, Recife tem 27 pontes, sem contar os pavilhões, mas há quase 15 anos não é inaugurada uma nova ponte. Junto a essa obra, também será construído um sistema viário com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe.

Fotos: Divulgação/Prefeitura do Recife

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 quilômetros do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.

Distância menor

Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.

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SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

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