O município de São Joaquim do Monte, distante 133 quilômetros do Recife, se transformou na capital do Agreste neste domingo, na celebração dos 30 anos da Romaria de Frei Damião. O prefeito Duguinha Lins (PSDB) recebeu a governadora Raquel Lyra, o deputado federal André Ferreira (PL) e vários prefeitos da região, que foram prestigiar a festa.
Logo cedo, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa e por duas vezes prefeito do município, Joãozinho Tenório, recebeu a todos para um café da manhã em sua casa. No cardápio, além de comidas regionais, uma radiografia dos problemas.
Em seguida, antes de subirem a ladeira de cerca de um quilômetro que leva ao santuário com a imagem de Frei Damião, a governadora e a comitiva foram à casa do prefeito Duguinha. Lá, mais conversas sobre as questões do Agreste e pose para a foto oficial.
“O pernambucano é um povo de muita fé. E a romaria de Frei Damião é um ato de devoção, não só de quem vive aqui na cidade, mas daqueles que vem de outros estados para São Joaquim do Monte. Segundo o prefeito Duguinha, nós teremos o maior evento da história do município. E é com muita alegria que o estado se faz presente. É muito bom poder estar aqui celebrando a cultura e religiosidade do nosso povo”, destacou Raquel Lyra.
Na subida, a governadora, o prefeito Duguinha e os deputados André Ferreira (federal) e Joãozinho Tenório (estadual) – ambos majoritários na cidade – foram muito festejados, com direito a abraços e pedidos de selfie.
“Estamos muito felizes com o apoio do Governo do Estado, pela Empetur e Fundarpe, porque há muito tempo que não contávamos com esse patrocínio. Essa não é uma festa apenas de São Joaquim do Monte. É de Pernambuco e de todo o Nordeste. E nós ficamos muito felizes porque esse é um período que aquece nossa economia”, destacou o prefeito Duguinha Lins, agradecendo o investimento do Governo na festa
O deputado André Ferreira destacou o sucesso da festa e o empenho do prefeito Duguinha.
“Parabenizo o amigo e prefeito Duguinha Lins pelo belo evento em São Joaquim do Monte. Sendo uma das festas mais tradicionais do Estado, reunindo uma verdadeira multidão, o evento movimenta toda a cidade, levando não só pernambucanos a querida cidade, mas muitos turistas”, destacou o deputado federal André Ferreira, que chegou ao evento ao lado da governadora Raquel Lyra.
Autor da lei que tornou a cidade capital pernambucana da romaria, o deputado estadual Joãzinho Tenório destacou a importância do turismo religioso para a localidade.
“Tanto o prefeito, como o padre Isael Torres, o pároco de São Joaquim do Monte e a Diocese de Caruaru, todos organizamos da melhor forma possível. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, da prefeitura. São Joaquim do Monte é a capital da fé, da romaria. Sem dúvida, a governadora Raquel Lyra não poderia faltar a esse importante momento, que fortalece o turismo religioso do estado”, afirmou Joãozinho Tenório.
Também estavam em São Joaquim o vice Guto Coelho, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito; de Bezerros, Lucielle Lauretino; de Camocim de São Félix, Giorge Bezerra (que estava acompanhado do seu vice, Sóstenes Rubano); de Sairé, Gildo Dias; de Agrestina, Josué Mendes; e de Panelas, Ruben Lima; de Catende, Dona Graça; de Jaqueira, Ridete Pellegrino; de Lagoa dos Gatos, Stênio Fernandes; e de Maraial Marlos Henrique.
A Romaria de Frei Damião ocorre há 30 anos no município de São Joaquim do Monte. Milhares de pessoas vão ao município agradecer uma graça alcançada. A prefeitura monta um grande esquema para receber os visitantes em segurança. Além da festa religiosa, há uma programação de shows, no lado profano das festividades.