Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, entregou à comunidade escolar do Bongi a ampliação e requalificação da Creche Escola Municipal do Bongi. Com investimentos na ordem de R$ 1,1 mi, unidade de ensino tem capacidade de atender 230 crianças, distribuídas do grupo I ao IV. O prefeito João Campos participou da entrega ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio.
“Ontem foi um dia muito importante, recebemos o ministro da Educação, Camilo Santana, e anunciamos que conseguimos realizar o sonho de dobrar a quantidade de vagas de creches em 4 anos. Hoje, na véspera do Dia das Mães, estamos entregando a Creche do Bongi totalmente ampliada, prova do nosso cuidado com as mães e crianças do Recife. Nas creches, os alunos têm direito a cinco refeições por dia, um ambiente seguro, educação de qualidade e a garantia de uma futura matrícula escolar. Mas, além do desenvolvimento infantil, a vaga em creche também é uma oportunidade para a família trabalhar enquanto a criança está na sala”, afirmou o prefeito João Campos durante a entrega.
As obras de ampliação contemplaram a implantação de quatro novas salas de aula; Sala de Recursos Multifuncionais; Ampliação do Refeitório; e ampliação da Biblioteca.
“A nossa Creche do Bongi é uma unidade muito tradicional aqui no bairro, ela já existe há muitos e muitos anos. Agora, com todo o processo de requalificação e de ampliação, além das cinco novas salas, sala de recursos multifuncionais e biblioteca, temos vários espaços para as crianças brincarem também. Conseguimos ampliar em quase 50% o número de vagas da unidade e o mais bonito é que ela manteve todo o caráter especial que sempre teve. Essa ampliação contribuiu com o aumento de vagas de creches que anunciamos ontem, quando falamos que não apenas batemos a meta como a superamos, o que é uma grande conquista para o Recife”, ressaltou Fred Amancio, secretário de Educação do município.
Já as intervenções de requalificação contemplaram as 8 salas de aula; Biblioteca; Sala de Recursos Multifuncionais; Refeitório; Pátio Coberto; Secretaria; Direção; Sala de Professores; Cozinha; Despensa; Despensa e Depósitos; Lavanderia; Banheiros Infantis; Banheiros de Funcionários; Sanitários para pessoas com deficiência.
Para Wynayara Ferreira, 28, mãe de Maria Ferreira, de 1 ano, a estrutura e a equipe da Creche do Bongi são essenciais para que ela possa trabalhar com a certeza de que sua filha está sendo bem educada em um espaço de qualidade e segurança.
“Eu me senti muito insegura antes de matricular minha filha na creche, chorei muito no primeiro dia, mas ela é extremamente amada e acolhida, então hoje eu a deixo aqui tranquilamente. Preciso trabalhar e estudar sabendo que ela está em um lugar seguro, onde ela não só recebe educação, mas também amor e carinho. Sou muito grata por toda a equipe da creche do Bongi”, disse, Wynayara Ferreira.
INFÂNCIA NA CRECHE
A obra da Creche Escola Municipal do Bongi faz parte do Programa Infância na Creche. Lançada pela Prefeitura do Recife em 2020, a iniciativa tem como principais objetivos qualificar a educação infantil no Recife e ampliar a oferta de vagas.
O Programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife – em torno de R$ 150 milhões – envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
Veja também: