Prefeitura do Recife democratiza acesso aos serviços públicos com promoção de inclusão digital através de capacitação de servidores

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife capacitou, nesta sexta-feira (10/05), no Movimento Pró-Criança da Unidade Recife Antigo, mais uma turma do projeto “Conecta com a Gente” que busca democratizar o acesso aos serviços públicos e facilitar a vida da população na era digital. Cerca de 50 servidores participaram da oficina para conhecer mais de perto o Conecta Recife, “hub digital” que reúne mais de 650 serviços que podem ser acessados em apenas três cliques. A ideia é que eles sejam multiplicadores do conhecimento, apresentando e ensinando a população a usá-lo, seja acessando o portal pelo computador ou o aplicativo pelo celular.

As capacitações estão acontecendo, neste primeiro momento, voltadas para os servidores municipais que trabalham diretamente com a população, como as áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.

“São os servidores que estão na ponta, percorrendo as comunidades e dentro da casa das pessoas. Eles representam a gestão municipal, então ninguém melhor do que eles para levar conhecimento e ajudar a população a acessar os serviços públicos digitais no Conecta Recife”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Figueiredo, que complementa.

“Possuímos um dos maiores projetos de oferta de serviços públicos digitais do país, mas é fato que enfrentamos grandes desafios sociais. Precisamos estar mais próximos das pessoas, divulgando nossos serviços e, o mais importante, ensinando como acessá-los, pois muitos não têm familiaridade com as ferramentas digitais. Muitas pessoas saem de casa, enfrentam filas, gastam com transporte público, quando poderiam resolver sua demanda de casa”, destaca.

O letramento digital ocorrerá por meio de palestras, oficinas e outras atividades educativas. Serão treinados na plataforma Conecta Recife cerca de 300 servidores e funcionários da Prefeitura do Recife. A partir do segundo semestre, as ações se voltarão para a população, com a realização de oficinas de letramento digital para 500 usuários de comunidades, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Organizações da Sociedade Civil, com palestras, demonstrações práticas, espaços para perguntas e dinâmicas de grupo, visando promover o uso da plataforma Conecta Recife.

ESPAÇO CONECTA

A Prefeitura do Recife mantém espaços físicos do Conecta Recife em quatro unidades do Compaz: Eduardo Campos (Linha do Tiro), Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra), Ariano Suassuna (Cordeiro) e Professor Paulo Freire (Ibura). Alinhado ao conceito de ser ‘figital’, físico e digital, o Espaço Conecta se propõe a ser apoio para qualquer pessoa que tenha dificuldade de acessar os serviços municipais digitalmente, prestando orientações sobre o seu uso. Com atendentes que auxiliam nessa navegação, os usuários que buscam informações sobre os serviços oferecidos pela gestão municipal conhecem em detalhes como fazer para ter acesso facilitado ao que precisam.

“Apesar de estarmos investindo na inclusão digital de nossa população, não vamos deixar desassistidos aqueles que ainda precisam recorrer ao atendimento físico”, finaliza o secretário Rafael Figueiredo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

ANUNCIE AQUI
Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp