Festival da Macaxeira tem saldo de 5 toneladas comercializadas

Não deu para quem quis. O primeiro dia do I Festival da Macaxeira, realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Sebrae e o Conselho Rural do município, nesta sexta-feira (19), terminou com saldo de cinco toneladas de mercadorias comercializadas. A programação, que contou com muito forró, palestras  e venda dos produtos dos agricultores da Zona Rural, foi um sucesso.

“Tivemos boas vendas e esperamos que todos os anos, daqui para frente, continue essa tradição. Foi muito bom”, comemorou a produtora rural Ângela Maria da Conceição, do Engenho Penanduba.

Lucas da Silva, do Engenho Camarço, engrossou o coro: “Hoje foi ótimo, a prefeitura está de parabéns. Trouxe minhas mercadorias e consegui vender tudo, graças a Deus. Que venham outras”, Lucas.

O Festival segue neste sábado, a partir das 14h, na Praça Nossa Senhora do Rosário, Centro, até às 20h. A programação inclui shows do trio Sanfona do Povo, Parceiros do Forró e Esquenta Mulher, com apresentações a cada uma hora e meia. Além da venda dos produtos dos agricultores da Zona Rural, com grande variedade de pratos à base de macaxeira, o evento vai oferecer palestras em um stand climatizado.

PALESTRAS

Sábado 20/04
14h30 – 15h30: Doenças comuns na cultura da macaxeira
15h30 – 16h30: Sua propriedade é seu negócio!

PROGRAMA

O festival faz parte do programa Jaboatão Rural, que estimula a policultura, prática que vem ganhando destaque mundial como um modo de produção mais sustentável, que se propõe a minimizar o impacto da atividade agrícola no meio ambiente, ao mesmo tempo em que colabora para a produção de alimentos mais saudáveis e aumento da lucratividade, com a redução dos custos de insumos e aumento da produtividade.

Uma das ações do programa foi a inscrição dos agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que aumentou de 23 para 350 (1.421%). O cadastro é fundamental para o acesso dos agricultores a políticas públicas como empréstimos e participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Mais de R$ 800 mil em empréstimos já foram liberados e 80 cooperados passaram a fornecer merenda escolar. O Jaboatão Rural ficou em terceiro lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024, na modalidade Empreendedorismo Rural.

Foto: Leandro de Santana/PMJG

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp