Prefeito de Petrolina, Simão Durando é premiado por políticas para mulheres

Petrolina tem diversos projetos e ações estruturantes que contribuem para a política pública de apoio e empoderamento feminino. O município foi reconhecido pelo Prêmio ‘Prefeitura Amiga das Mulheres’, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A solenidade de premiação ocorreu nesta semana, no Recife, em reconhecimento às ações de promoção à igualdade e de enfrentamento à violência de gênero. O município sertanejo foi o grande campeão na categoria de cidades com mais de 100.000 habitantes.

Entre as ações desenvolvidas pela gestão do prefeito Simão, está o fortalecimento da Patrulha da Mulher; do Centro Especializado de Atendimento à Mulher; do Centro de Parto Normal e Centro de Referência em Saúde da Mulher; expansão da maior rede de creches do estado, a fim dar condições para as mães realizarem atividades profissionais, entre outras ações sistemáticas como o Projeto de Lei para o combate ao assédio em bares e restaurantes; encontros segmentados e campanhas de comunicação para combater a desigualdade de oportunidades.

De acordo com o prefeito, esse prêmio comprova o empenho e o compromisso da administração e o trabalho pelo fortalecimento e o cuidado com a rede de proteção e apoio às mulheres de Petrolina, que vem sendo realizado desde 2017. O gestor destacou que a luta de combate à violência e a desigualdade de gênero é necessária, urgente e diária e deve ser combatida por meio de todas as iniciativas, contando principalmente com a união de toda sociedade.

“Fomos ouvir o povo porque essa é uma gestão voltada às pessoas. Precisávamos criar um link para o contato com as mulheres em uma hora de aflição e criamos o whatsapp mulher e quem está do outro lado é uma equipe formada por advogada, psicóloga, assistente social, entre outras. Mas avançamos e fomos a primeira cidade a criar a patrulha da mulher, dentro da guarda municipal. Não podíamos parar, precisávamos garantir a saúde e criamos o Centro de Parto Normal e o Centro de Referência em Saúde da Mulher, fomos além e compramos o primeiro mamógrafo municipal com capacidade de atender 600 mulheres por mês, indo inclusive, buscar as mulheres na área rural que não tinham condições de vir até o equipamento. Criamos também a maior rede de creches públicas de Pernambuco, para que as mães possam trabalhar e ter sua independência. Isso é a política que transforma. Esse prêmio é das mulheres sertanejas de Petrolina”, destacou Simão Durando, em seu discurso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp