Depois de quase dois meses de férias escolares, o ritmo das crianças na volta às aulas é bem menos intenso. Com o início do ano letivo, preparam formas de essa adaptação ser mais rápida e sem atropelos. o Colégio Motivo, em Pernambuco, já se preparou para receber os alunos de volta com a segurança, carinho e cuidado necessários para uma readaptação tranquila após o período de recesso.
Esse momento pode gerar ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças. Por isso, é importante tomar algumas medidas, alguns dias antes da volta às aulas, para que a readaptação à rotina escolar seja mais fácil.
Horários
De acordo com a pedagoga e coordenadora do segmento infantil do Colégio Motivo, Lílian Brito, é importante que alguns dias antes os pais retomem os horários de quando a criança está na escola.
“Dormir cedo, e acordar no horário ajuda a retomar os hábitos do período letivo. Assim, quando a criança voltar aos estudos, será mais fácil ela se manter concentrada e atenta aos novos conteúdos”, explica Lilian Brito.
Ainda de acordo com a pedagoga, é também importante que nesse período algumas atividades lúdicas sejam introduzidas na rotina diária. Jogos com desafios lógicos, com enigmas e interpretação, podem ajudar a criança a voltar à rotina de estudos, ainda se divertindo e no clima de férias.
“A transição é muito mais tranquila quando o aluno aprende brincando. Para estimular a criança, podem ser usados quebra-cabeça, jogos da memória e pintura e desenho, assim ela vai se divertir e reativar a memória afetiva da escola em casa”, destaca a coordenadora.
Alimentação
Além dos horários, a alimentação das crianças precisa voltar à normalidade, com o horário do café da manhã, lanche e do almoço bem estabelecidos, dessa forma, no momento da aula a criança não terá fome e conseguirá manter o foco nas atividades.
As aulas do primeiro semestre na rede particular de ensino em Pernambuco serão retomadas na terça-feira (30). Para receber os alunos, a rede de colégios Motivo irá realizar ações de acolhimento nas unidades de Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina.