Conhecida como a “Suíça Brasileira”, o município de Gravatá, no Agreste do Estado, abre espaço para uma tradição alemã. O Tardes no Polo, iniciativa que realiza uma intervenção cultural, mensalmente, no Polo Moveleiro, vem com o tema “Oktober Gravatá”, que reunirá moradores, turistas e as melhores cervejarias do Estado.
Promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a “Oktober Gravatá” acontece neste sábado (28), das 16h às 21h, e é aberta ao público.
“O Tardes no Polo é um evento que já caiu no gosto dos moradores e turistas que vão a Gravatá. A cada edição, temos um tema diferente, permitindo que sempre seja uma experiência nova, proporcionando diversão e lazer a adultos e crianças. É um evento que vem ganhando fôlego graças à parceria com o empresariado local, que tem acreditado no formato e colaborado sempre. Gravatá já é a Suíça Brasileira e, neste sábado, será também a Alemanha pernambucana”, brinca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
Cervejas
A quinta edição do Tardes no Polo contará com a participação das cervejarias Ekäut, Fulô, Duvália, Voillër, Babylon, Pé de Serra, além de marcas consagradas como a Heineken, Colorado e Spaten.
Comida
Para proporcionar uma imersão ainda mais completa no universo da cultura germânica, os restaurantes da Rua Duarte Coelho, onde está instalado o Polo Moveleiro, servirão alguns clássicos da gastronomia típica alemã, como chucrutes, salsichas e pratos à base de carne de porco. Nas lojas, produtos relacionados ao universo cervejeiro estarão em exposição.
“O Tardes no Polo vem num crescente. A edição de setembro foi muito bonita, conseguimos a adesão de um público excelente e estamos com grande expectativa também para esta de outubro. É um esforço que a Prefeitura de Gravatá faz para incentivar o comércio, ao mesmo tempo que oferece entretenimento para os visitantes e moradores”, salienta o secretário de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes, Marllon Lima.
Música alemã
A programação cultural do Tardes no Polo também entra no clima e inclui um divertido cortejo, com dançarinas com roupas típicas e bandeiras, ao som de músicas tradicionais alemãs. Aliás, uma curiosidade: a Oktoberfest de Munique, a original, foi criada em 1810, por ocasião de um casamento real e incluiu muita festa na rua, assim como promete ser o sábado na Suíça Brasileira.
Arena kids
Ao longo da via, que será exclusiva para pedestres enquanto durar o evento, três mini palcos vão abrigar shows de forró, com Renan Lima; samba e seresta, com Ivan Gadêlha; e pop-rock, com Sandro Monteiro. Para a garotada, a Arena Kids oferecerá pula-pula e jogos germânicos, a exemplo de disputas de cabo de guerra. A Kombiteca, novo equipamento municipal de incentivo à leitura, e um espaço com brincadeiras inclusivas também serão disponibilizados.