Quarenta anos depois, eleição de 1985 marca tributo a Jarbas

Jarbas Vasconcelos foi homenageado pelos 40 anos da vitória a prefeito do Recife (1)

Do Blog Dantas Barreto

A primeira eleição para prefeito de capitais com o início da redemocratização, realizada em 1985, foi lembrada nesta quarta-feira (3), no Centro Debate em homenagem a Jarbas Vasconcelos. O evento reuniu velhos amigos e lideranças políticas de vários partidos que veem Jarbas como referência. Ele ganhou aquele pleito no Recife e se consolidou como um dos principais líderes políticos de Pernambuco e do Brasil. O ato de hoje teve como tema “Esse cara é a cara da democracia”.

Mas como disse quem participou daquela campanha, não foi uma vitória fácil. Primeiro porque Jarbas não contou com apoio da maioria do PMDB e precisou disputar pelo PSB. O candidato peemedebista foi Sérgio Murilo. Também concorreram João Coelho (PDT) e Roberto Freire (PCB). Abertas as urnas, Jarbas obteve 33% dos votos, enquanto o então favorito Sérgio Murilo somou 29%. Na época, não havia segundo turno.

Jarbas governou o Recife por três anos, até 1988, para coincidir com as eleições de prefeitos das cidades do interior. No período da ditadura militar, os gestores das capitais eram escolhidos pelos governadores. Em 1982, já havia ocorrido eleição para o Governo do Estado e o vitorioso foi Roberto Magalhães pelo PDS.

Coordenador daquela campanha histórica, João Braga ressaltou que foi graças ao então ministro Fernando Lyra que Jarbas se filiou ao PSB. Ele lembrou que, na época, o tempo do guia eleitoral era definido pelo número de vereadores e como o PSB não tinha representação na Câmara do Recife, o candidato só teve apenas 2 minutos na TV e no rádio. Sérgio Murilo tinha 17 minutos.

Braga disse que também havia dificuldades financeiras, mas a vitória veio após a divulgação de um crime cometido por Sérgio Murilo em 1962, no município de Carpina. Os panfletos distribuídos no Recife abalaram a campanha do peemedebista e Jarbas cresceu junto ao eleitorado, na reta final da campanha.

Outro da velha guarda presente na homenagem foi Edgar Moury Fernandes. “Foi uma luta que valeu à pena. Participei de todas as campanhas de Jarbas, mas a de 1985 foi a mais difícil. Não conhecíamos pessoas que pudessem ajudar financeiramente e até a publicidade só podíamos pagar quando pudesse. Mas Jarbas sempre foi um político exitoso. Foi deputado estadual, federal, prefeito, governador e senador duas vezes. E sempre soube construir equipe”, ressaltou.

Adilson Gomes disse que Jarbas Vasconcelos foi decisivo na eleição de 1985 porque “sempre foi corajoso, combativo e defensor da democracia”. Aquela campanha foi um das melhores que participei desde 1965 porque, mesmo sendo uma eleição para prefeito do Recife, mobilizou lideranças de todo o Estado”, contou.

A vice-governadora Priscila Krause (PSD) prestigiou o evento e disse que “não é só comemorar os 40 anos da eleição, mas o legado de Jarbas Vasconcelos, que permanece absolutamente vivo”. “Num momento em que o País vive de polarização, é necessário a gente deixar que essa história fique viva. Que esses exemplos fiquem vivos e que Jarbas Vasconcelos seja sempre uma referência, um canhão de luz, uma bússola dentro da política brasileira”, colocou Priscila.

Sucessor de Jarbas no Senado, Fernando Dueire (MDB) destacou que “Jarbas fez a Prefeitura nos Bairros exatamente para ouvir, para ter uma condição de escuta, entendimento e compreensão do que a população desejava”. “Isso deu muito certo e, a partir dessa ação, os outros prefeitos procuraram também seguir esse modelo. Jarbas é um farol, não só da política pernambucana, mas também da política brasileira”, afirmou o senador.

Veja também:

Jarbas é homenageado nos 40 anos da eleição pela PCR de 1985

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp