Raquel Lyra detalha obras e investimentos no seminário no Recife

O seminário Pernambuco em Perspectiva – Estratégia de Longo Prazo reuniu, nesta segunda-feira (1º), empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil no Recife. Durante o encontro, a governadora Raquel Lyra apresentou um balanço das ações executadas desde o início da gestão e apontou prioridades estruturantes para o próximo período. A gestora iniciou a exposição destacando que, em outubro, Pernambuco criou 10.596 empregos formais, número registrado pelo Novo Caged e que representa aumento de 105% frente a outubro de 2024.

“Pernambuco voltou a crescer, voltou a gerar emprego de carteira assinada”, afirmou a governadora ao detalhar avanços associados à retomada de investimentos, ao fortalecimento da infraestrutura logística e à ampliação de serviços públicos.

Entre as iniciativas citadas, a gestora destacou a publicação do edital para a retomada da Transnordestina, mais de 1,3 mil quilômetros de estradas restauradas e a expansão das cozinhas comunitárias, política de segurança alimentar que passou por crescimento expressivo nos últimos meses.

Raquel e os investimentos estruturantes

O conjunto de obras, segundo Raquel Lyra, marca um período de reorientação das políticas públicas estaduais. “Pernambuco vive um momento de transformação. Estamos fazendo projetos e executando obras estruturadoras, como a retomada da Transnordestina, aeroportos, a exemplo de Serra Talhada e Salgueiro, Adutora do Agreste, além de atrair investidores para o Estado. Esse conjunto de ações mostra que estamos trabalhando com planejamento, diálogo e responsabilidade para construir um Estado mais justo, competitivo e preparado para o futuro. Momentos como este seminário reforçam a importância de unirmos governo, setor produtivo e sociedade civil na construção de soluções de curto, médio e longo prazo para Pernambuco”, ressaltou a governadora.

No campo da segurança pública, foram apresentados concursos públicos, novos equipamentos e ações de reestruturação das forças policiais. A gestora também citou a ampliação de leitos, reformas de unidades e o reforço das maternidades como parte do processo de reorganização da rede hospitalar.

Participação do setor produtivo e balanço das discussões

O seminário faz parte de um ciclo de debates promovido pela TGI Consultoria e pela Rede Gestão. Para o cofundador da TGI Consultoria e idealizador da iniciativa, Francisco Cunha, a presença da governadora conclui a etapa de apresentações. “Foram feitas em torno de 20 palestras sobre temas diferentes e importantes para o desenvolvimento do Estado. Então, é muito importante a participação da governadora para consolidar essa etapa do projeto”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp