Mano Medeiros abre programação de Natal com iluminação no Centro de Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou a programação de Natal no último sábado (29), com a inauguração oficial da iluminação instalada na Praça Nossa Senhora do Rosário e na Casa da Cultura, no Centro da cidade. Famílias de bairros como Santo Aleixo, Vila Rica e comunidades da zona rural acompanharam as primeiras atrações do calendário de dezembro.

A estrutura montada no Centro incluiu iluminação cênica, projeção em vídeo mapping e programação cultural. A projeção exibida na fachada da Casa da Cultura utilizou tecnologia de mapeamento para apresentar imagens, símbolos natalinos e narrativas visuais sincronizadas com trilha sonora. O recurso, usado em grandes eventos culturais e comemorações públicas, transforma prédios históricos em superfícies de exibição animada.

Durante o espetáculo, o público se concentrou na praça para acompanhar cada sequência de imagens. Crianças e adultos reagiam à mudança de cenas, formando um ambiente de participação coletiva registrado por celulares e fotografias.

A chegada do Papai Noel ocorreu após a apresentação visual. Ele percorreu avenidas do Centro acompanhado por personagens temáticos, sendo recebido pelo público na praça. Ao lado do prefeito Mano Medeiros e da gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, participou do acendimento das luzes e permaneceu no local para fotos com crianças.

Mano destaca imporrância da celebração

Ao acionar oficialmente a iluminação, o prefeito Mano Medeiros destacou o significado da abertura da programação. “O Natal simboliza reencontro, esperança, fé e união. Ver o Centro cheio, com famílias que saíram de seus bairros para viver esse momento, é a certeza de que estamos no caminho certo. Preparamos tudo com carinho para que cada jaboatonense sinta orgulho da sua cidade e viva um Natal de paz, luz e solidariedade”, declarou.

A gestora do PPS, Andréa Medeiros, ressaltou a participação das famílias. “Quando a gente vê a praça repleta de famílias, de crianças sorrindo, a cidade iluminada, a gente resgata aquele sentimento de pertencimento, de amor por Jaboatão. É isso que a gente tem, amor pela nossa cidade. E esse é apenas o começo, ainda temos um mês inteiro de programação para as pessoas viverem esse clima”, afirmou.

Moradores aprovam a celebração

Entre os moradores que acompanharam a abertura estava Heitor, de seis anos, que assistiu ao acendimento da iluminação na praça. “Eu gostei quando o Papai Noel chegou. Foi muito bonito ver as luzes acendendo tudo de uma vez. Parece que a praça virou um brinquedo grande”, disse enquanto aguardava a foto com o personagem.

A dona de casa Michelly Santos, mãe de Ravi, de três anos, também acompanhou a noite. “É a primeira vez que trago ele para ver a iluminação aqui no Centro. É um momento que pode parecer simples, mas fica marcado. A gente trabalha tanto, corre tanto, e poder viver isso com eles, ver a alegria no rostinho, é um presente de Natal antecipado”, contou.

Morador do Centro, o comerciante José Antônio da Silva comentou sobre a projeção na Casa da Cultura. “Eu sou daqui de Jaboatão desde menino e nunca tinha visto uma coisa dessa. Essa projeção na Casa da Cultura foi linda demais, parece coisa de cidade grande. Dá um orgulho danado ver nossa cidade assim”, afirmou.

Dona Maria José da Silva, moradora antiga da cidade, também participou. “Está tudo muito lindo, fiquei até emocionada. As luzes, o clima de Natal… dá uma alegria no coração da gente. Eu gosto muito dessa época, dessas luzes, dessa beleza toda”, declarou.

Ações sociais integram o calendário de dezembro

Durante o evento, a gestora Andréa Medeiros reforçou a continuidade do Natal Solidário, iniciado há quatro anos. “Estamos no quarto ano do Natal Solidário. É hora de estender a mão, de ajudar quem mais precisa. Quem puder, procure os pontos de arrecadação espalhados pela cidade e faça a diferença. Vamos colocar comida na mesa de muitas famílias e tornar esse Natal cada vez mais solidário, porque Jaboatão merece”, destacou.

A programação segue ao longo de dezembro com Cantatas Natalinas, Caravanas de Natal e ativações culturais em diferentes regionais, incluindo praças, bibliotecas, parques, orla e comunidades. As ações têm o objetivo de ampliar a convivência, fortalecer vínculos comunitários e manter viva a tradição das celebrações de fim de ano no município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp