O Governo de Pernambuco iniciará nesta semana os embarques do Programa Ganhe o Mundo (PGM) para o Canadá, com 119 estudantes da rede pública estadual seguindo para Toronto, Vancouver e Calgary. As viagens acontecerão pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes, em voos programados para a sexta-feira e o sábado, quando 75 e 44 estudantes, respectivamente, partirão para 18 semanas de aperfeiçoamento em língua estrangeira.
A governadora Raquel Lyra destacou que a nova etapa do programa amplia as oportunidades de formação internacional. “Ver nossos estudantes embarcando para o Canadá é motivo de orgulho. Estamos muito felizes em proporcionar essa oportunidade para que eles possam vivenciar novas culturas e aperfeiçoar um segundo idioma. O Programa Ganhe o Mundo reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a educação de qualidade, preparando nossos jovens para um futuro cheio de oportunidades e experiências internacionais”, afirmou.
Representantes de todos os municípios
Ao longo do mês, 219 estudantes do ensino médio participarão do intercâmbio, garantindo ao menos um representante de cada município pernambucano. Os próximos voos ocorrerão nos dias 28 e 29 de novembro, e todos os participantes receberão certificados de conclusão ao final da formação. Entre novembro, dezembro e janeiro, o ciclo completo do programa enviará 700 estudantes ao Canadá.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, reforçou que a iniciativa tem impacto direto na formação integral dos jovens. “Acreditamos que todos os estudantes devem ter a oportunidade não apenas de participar de um intercâmbio, mas também de se capacitar, se qualificar, conhecer novas culturas e retornar com experiências que fortaleçam nossa educação. Esses jovens voltam como monitores, certificados, aptos a dar continuidade a esse trabalho e a engrandecer ainda mais a educação do nosso Estado”, declarou.
Acompanhamento até o Canadá
Durante todo o trajeto até o Canadá, os estudantes serão acompanhados por equipes da Secretaria de Educação e por coordenadores da ONE Operadora. No desembarque, receberão orientações sobre normas do programa, rotina escolar e período de adaptação. Em seguida, serão encaminhados às famílias anfitriãs responsáveis pela hospedagem ao longo da imersão.
O Ganhe o Mundo também enviará 191 estudantes ao Chile em 2025. O programa oferece seguro saúde internacional, acomodação em casas de família com todas as refeições incluídas, bolsa mensal de R$ 1.620 e malas de viagem fornecidas pelo Estado.
Veja também:
Ganhe o Mundo: Governo abre licitação para contratar empresa que enviará estudantes a outros países

