A governadora Raquel Lyra esteve, neste sábado (4), em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, onde realizou a entrega na área de educação, com um ônibus escolar e assinatura de convênio para aquisição de mobiliário escolar destinado à rede municipal de ensino. As ações fazem parte do programa Juntos Pela Educação, que tem como foco apoiar os municípios na melhoria das condições de ensino e no acesso dos estudantes às escolas.
As entregas ocorreram durante a 27ª edição da Festa da Rapadura, evento que celebra a principal tradição econômica e cultural da cidade. Durante a solenidade, a governadora conversou com moradores, visitou estandes de produtores locais e destacou o impacto econômico da produção artesanal.
“A rapadura é um símbolo daqui. É dela que muitas famílias conseguem gerar emprego, renda e oportunidade. Feiras como esta movimentam toda a economia de Pernambuco. Precisamos fortalecer aquilo que cada região tem de mais forte, como a rapadura, o mel, o hortifruti e o leite. Temos obras e ações chegando em cada recanto do Estado e, ao lado do prefeito Dr. Ismael, posso afirmar que hoje Santa Cruz da Baixa Verde recebe o maior conjunto de investimentos que o Governo de Pernambuco já realizou em sua história”, afirmou Raquel Lyra.
Juntos Pela Educação amplia estrutura
O secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, explicou que os ônibus entregues contam com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência e estão devidamente emplacados e abastecidos, prontos para o uso imediato pelos municípios.
“Já entregamos quase 1,1 mil ônibus em todo o Estado. Trata-se de uma política de garantia de transporte escolar de qualidade, para que os estudantes, tanto da rede municipal quanto da estadual, possam se deslocar com segurança de suas casas para a escola e no retorno”, destacou Monteiro.
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael, ressaltou o significado da presença do Governo do Estado no evento.
“Foi a primeira vez que uma governadora participou dessa feira. Imagina a magnitude disso para o município. Aqui a economia gira em torno da produção da rapadura e seus derivados. Temos uma população de pelo menos 12 mil habitantes e cerca de 2 mil empregos relacionados ao cultivo da cana”, disse o gestor municipal.
Capital da Rapadura
A Festa da Rapadura também marca os 34 anos de emancipação política de Santa Cruz da Baixa Verde. O município, conhecido como Capital da Rapadura, abriga a maior rapadura do mundo, com 20 toneladas. O evento segue até o domingo (5), reunindo expositores, produtores e visitantes de várias regiões do Estado.
O deputado estadual Luciano Duque destacou a importância da feira para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais.
“Santa Cruz da Baixa Verde, maior produtora de rapadura e doces do Brasil, movimenta uma cadeia produtiva que gera emprego e renda para muitas famílias. O Governo acerta ao fortalecer os arranjos produtivos locais, que são a base do desenvolvimento”, declarou o parlamentar.