O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), destacou o sabor do café produzido em Taquaritinga do Norte durante reunião em Brasília. “Realmente, é de uma doçura singular”, afirmou após degustar a bebida sem açúcar, servida pelo barista e jornalista Romoaldo de Souza.
O encontro ocorreu com representantes da montadora Stellantis (FIAT) e o empresário pernambucano José Carlos Dourado, proprietário da concessionária Primavia. Embora a pauta principal tenha sido o programa federal de incentivo a veículos sustentáveis, o café arábica Typica, cultivado nas serras do agreste pernambucano e comercializado com a marca Flor do Agreste, acabou chamando atenção.
Identidade do café pernambucano
Romoaldo de Souza, conhecido como “embaixador do café” de Taquaritinga do Norte em Brasília, foi quem apresentou a bebida e relatou a história da produção local. Com atuação no Jornal do Commercio, Rádio Jornal e pelo blog Café & Conversa, ele ressaltou a tradição cafeeira da região.
O barista também participou da 6ª edição do Festival Café Cultural, realizado de 4 a 10 de agosto em Taquaritinga do Norte. Durante o evento, ministrou oficinas e discutiu a cadeia produtiva do café. O festival reuniu visitantes de várias partes do Brasil, reforçando o potencial turístico e econômico ligado ao cultivo do grão no município.
Veja também:
Festival Pernambuco Meu País se integra ao Café Cultural em Taquaritinga do Norte