A Prefeitura do Recife assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço para restaurar a imagem da Imaculada Conceição, localizada no Morro da Conceição, Zona Norte da capital. O ato contou com a presença do prefeito João Campos, do vice-prefeito Victor Marques, do reitor do Santuário, Padre Emerson, e do arcebispo de Recife e Olinda, Dom Paulo Jackson. Com investimento de R$ 117.648,46, o serviço deverá ser finalizado em até 45 dias.
“Foi um compromisso firmado com a Igreja e agora, no tempo que eles solicitaram o início, vamos começar o restauro. É uma obra que será conduzida pela Prefeitura do Recife, contratando uma empresa especializada nesse serviço. Então, tem a manutenção da parte física, mas um restauro de uma obra de 120 anos que envolve uma parte histórica. Por isso a necessidade da equipe contratada ter essa especialização de restauro, que é também uma demanda da Igreja”, explicou João Campos.
Imagem está no Morro da Conceição há 120 anos
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) ficará responsável pela execução da intervenção, que prevê manutenção geral e reavivamento da pintura original da imagem, feita de ferro fundido. Serão aplicados materiais compatíveis e certificados para assegurar a preservação da peça, instalada no Morro da Conceição há 120 anos. Os trabalhos de restauro devem incluir tratamento específico nos pontos de oxidação, respeitando técnicas recomendadas para bens históricos.

A engenheira Regina Gaudêncio vai coordenar a equipe responsável pelo projeto, composta por quatro profissionais diretamente envolvidos e um consultor especialista em restauro de metais. A condução de um projeto desse porte exige mão de obra qualificada, considerando o valor histórico, cultural e religioso da imagem para a cidade.
Pedido foi formalizado durante a festa do morro
“Essa imagem (da Nossa Senhora da Conceição) representa muito para todos os devotos. Em nossas palavras, gostaríamos de agradecer ao prefeito João Campos e ao vice-prefeito Victor Marques por ter acolhido esse pedido, que foi feito no período da festa do morro, e que estamos aqui para formalizar e dar todos os encaminhamentos hoje”, declarou Padre Emerson.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), peças com características históricas similares costumam passar por restauros a cada 15 ou 20 anos para garantir a conservação adequada. O Santuário de Nossa Senhora da Conceição recebe milhares de visitantes anualmente, especialmente durante a tradicional Festa do Morro, realizada em dezembro.
Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife
Veja também:
Prefeitura do Recife vai restaurar imagem de Nossa Senhora da Conceição